RFM - Só Grandes Músicas

Os portugueses estão cada vez mais a pensar dividir casa com desconhecidos

A ESCALADA DOS PREÇOS DAS CASAS E OS JUROS SÃO DOIS DOS MOTIVOS QUE LEVAM OS PORTUGUESES A PENSAR NESTA HIPÓTESE

Madalena Costa


Está cada vez mais difícil comprar ou arrendar casa em Portugal.

A cada dia que passa, os preços sobem e são muitas as famílias que não têm capacidade financeira para responder aos valores pedidos.


Não são apenas os preços das casas que têm escalado, mas também as prestações e os juros que estão a deixar os portugueses com os bolsos cada vez mais vazios.


Os rendimentos não escalam à velocidade dos preços praticados e, por isso, muitos têm procurado outras opções para viverem de forma digna, neste país.


Um estudo intitulado "Estudo das intenções da procura de habitação em Portugal", realizado pelo site Idealista, publicado esta segunda-feira, revelou que vários portugueses estão a ponderar partilhar casa ou mudar-se para uma que já seja dividida com outras pessoas.


De acordo com o estudo, "uma em cada cinco pessoas admite querer mudar para uma habitação partilhada por ser mais barato" e há também quem o considere "só se não conseguir arrendar uma casa sozinho".



Entre as razões apontadas para esta possível escolha, salta, desde logo, à vista o preço das casas, uma vez que "88% dos inquiridos diz ter rendimentos inferiores a 25.000 euros anuais".


Em caso de terem de escolher mesmo partilhar casa, a maioria dos participantes neste estudo está disposta a pagar entre os 201 e os 300 euros por mês, reduzindo, dessa forma, significativamente o valor que paga atualmente.


No que toca à quantidade de pessoas com quem ponderam partilhar casa, a grande parte dos inquiridos afirma que "gostaria de dividir casa apenas com uma ou duas pessoas", sendo que apenas 10% prefere "partilhar casa com estudantes".


Para os portugueses que responderam ao estudo, o mais importante é que "a casa possua elevador, varanda, jardim ou um espaço exterior".


O mesmo estudo do Idealista procurou saber se há muitos portugueses à procura de uma casa para comprar, sendo que 70,2% dos inquiridos responderam que sim. Aquilo que os impede, neste momento, e que acaba por adiar essa decisão são os preços e também o aumento de juros.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Vê aqui os palpites errados do...Vê aqui os palpites errados do "Que barulho é este, na RFM?""QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" É DESTA QUE ACERTAS? HOJE COMEÇA UM NOVO BARULHO EM JOGOmaisChris Rock revela que pediu pa...Chris Rock revela que pediu para expulsarem a filha da escola, após visita a PortugalA REVELAÇÃO FOI FEITA NUM PROGRAMA DE COMÉDIA ESPECIAL, NO QUAL CHRIS ROCK COMENTOU A EDUCAÇÃO DAS FILHASmaisBola de fogo atravessa céu em ...Bola de fogo atravessa céu em Portugal e surpreende tudo e todos (os que a viram)AS IMAGENS DA BOLA DE FOGO SÃO SURPREENDENTESmaisNeste país, os pais cansados e...Neste país, os pais cansados e esgotados podem tirar uma licença de três semanasESTE É O PRIMEIRO PAÍS A TER UMA LICENÇA PARA OS PAIS QUE ESTÃO CANSADOS E EM SITUAÇÃO DE ESGOTAMENTOmaisCésar Mourão dá queda aparatos...César Mourão dá queda aparatosa, em direto, e o momento torna-se viralNO "CENÁRIO INCLINADO" DO PROGRAMA "VALE TUDO", DA SIC, O HUMORISTA DEU UMA VALENTE CAMBALHOTAmaisBombeiro vê-se obrigado a faze...Bombeiro vê-se obrigado a fazer manobras de reanimação na própria mulher, após incêndioASSIM QUE SE APERCEBEU DE QUE UM INCÊNDIO ESTAVA A DOMINAR A SUA CASA, UM BOMBEIRO DE CHICAGO APRESSOU-SE PARA SALVAR A SUA FAMÍLIAmaisÉs Maria, Margarida, Marco ou ...És Maria, Margarida, Marco ou tens 'mar' no nome? Vais poder entrar à borla neste sítioCORRE PORQUE É SÓ ESTE MÊS DE MARÇO QUE PODES USUFRUIR DESTA OFERTAmaisEste elefante transportou turi...Este elefante transportou turistas durante 25 anos e ficou assimÉ UMA IMAGEM QUE MOSTRA OS EFEITOS NEGATIVOS DESTE TIPO DE TURISMO QUE É MUITO COMUM NOS PAÍSES ASIÁTICOSmais"Star Wars" já chegou à Madeir..."Star Wars" já chegou à Madeira e os memes invadiram as redes sociaisA MADEIRA VAI SERVIR DE CENÁRIO A UMA NOVA SÉRIE DA SAGA "STAR WARS" E A INTERNET NÃO ESPEROU PARA BRINCAR COM A OCASIÃOmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top