RFM - Só Grandes Músicas

Varíola dos macacos: é hora de nos preocuparmos?

NOS ÚLTIMOS DIAS, NÃO SE OUVE FALAR NOUTRA COISA. É A PRIMEIRA VEZ DE SEMPRE QUE PORTUGAL REGISTA CASOS DE VARÍOLA DOS MACACOS E ISSO ESTÁ A GERAR ALGUMA PREOCUPAÇÃO

Jéssica Santos


Ainda não recuperámos da Covid-19 e já somos confrontados com um outro vírus que está a crescer em Portugal e noutros países. Neste momento, estão confirmados, em Portugal, 23 casos de varíola dos macacos. Este número tem crescido e a preocupação relativamente a este vírus também.


O que é a varíola dos macacos? Poderemos estar perante um vírus que nos pode pôr perante um isolamento geral? Quais os sintomas? E a origem?


A varíola dos macacos já existe desde 1958


A varíola dos macacos não é uma doença nova. É conhecida desde 1958, quando foi identificada em macacos de origem asiática - daí o nome. Só em 1970 é que foi verificado este vírus em humanos, na República do Congo.

Segundo o site da Cuf, o que torna a doença agora diferente é o facto de não serem conhecidas ligações epidemiológicas a países da África Central ou Ocidental. Esta não é a primeira vez que surge na Europa, mas até aqui os casos estavam associados a viagens a países onde esta doença é endémica.


Como é que se fica infetado?


Os especialistas explicam, citados pela BBC, que este vírus apesar de ser uma doença dos animais pode transmitir-se aos humanos. Contrariamente ao coronavírus, este vírus é de difícil transmissão e os surtos tendem a ser pequenos e esgotam-se a si próprios.

Até agora, sabe-se que a propagação da varíola dos macacos resulta do contacto íntimo entre as pessoas, do contacto direto pele com pele e na presença de lesões, através de fluídos biológicos, contacto com um animal infetado ou material contaminado.




É grave?


Quanto à gravidade da doença, para já, só se têm verificado casos leves, com a maioria das pessoas infetadas a recuperar em poucas semanas. Porém, as pessoas imunocomprometidas são consideradas um grupo de risco.


Quais os sintomas?


Os sintomas são: febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares, dor de costas, exaustão, inchaço dos nódulos linfáticos (linfadenopatia).


Os cuidados a ter:


Para já, os cuidados recomendados pela Cuf são:

- Uma boa e frequente higiene das mãos, sobretudo, após o contacto com animais ou pessoas infetados;
- Em zonas em que existem casos de varíola de macacos, não te aproximes de animais selvagens – mesmo que mortos – e também que aparentem estar doentes;
- Não tocar em materiais – roupa de cama, toalhas – que tenham estado em contacto com alguém infetado;
- Manter a distância de pessoas que apresentem sintomas da doença;
- Comer apenas carne bem cozinhadas;
- Não tocar em carne de animais selvagens.


Atualmente, não existe um tratamento específico para a varíola dos macacos. Nos casos severos, pode ser considerado um medicamento antiviral específico.



  • Partilha:

Artigos Recomendados
Concorrente do "The Voice Kids...Concorrente do "The Voice Kids" dedica atuação a vítimas de violência e surpreende mentoresJOVEM DE 14 ANOS DECIDIU DEDICAR A SUA ATUAÇÃO A UMA AMIGA "QUE ESTÁ NO HOSPITAL A LUTAR PELA VIDA" E A TODAS AS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIAmaisAtaque homofóbico num comboio ...Ataque homofóbico num comboio em Lisboa gera revolta nas redes sociaisFORAM VÁRIAS AS PESSOAS - FAMOSOS E ANÓNIMOS - QUE SE MOSTRARAM REVOLTADAS COM O VÍDEOmais"Que barulho é este, na RFM?" ..."Que barulho é este, na RFM?" Vê aqui os palpites errados"Que barulho é este, na RFM?" o jogo que está a deixar os portugueses colados à rádio. Estão 150 mil euros em jogomaisMarco Costa pede a namorada em...Marco Costa pede a namorada em casamento em concerto de Nininho Vaz MaiaO CASAL ESTEVE PRESENTE NO CONCERTO DE NININHO VAZ MAIA, NO COLISEU DOS RECREIOS, ONDE MARCO COSTA DECIDIU SUBIR AO PALCO PARA FAZER O PEDIDOmaisEsta cidade portuguesa é uma d...Esta cidade portuguesa é uma das melhores para casarNO TOP 10 DAS MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA CASAR, ENCONTRA-SE UMA PORTUGUESA QUE ESTÁ À FRENTE DE LONDRES, LAS VEGAS E NOVA IORQUEmaisAs dicas preciosas que deves t...As dicas preciosas que deves ter em conta na hora de estender a roupaESTENDES A ROUPA SEM PENSARES MUITO NO QUE ESTÁS A FAZER? EIS AS REGRAS QUE TENS DE TER EM CONTA SE QUERES POUPAR ENERGIA (A TUA E A CONTA DA ELETRICIDADE), ÁGUA E TEMPOmaisMundo Jurrássico: Domínio cheg...Mundo Jurrássico: Domínio chega dia 9 de junho com a RFMA CHRIS PRATT E BRYCE DALLAS HOWARD, JUNTAM-SE AGORA LAURA DERN, JEFF GOLDBLUM E SAM NEIL NO NOVO FILME RFM "MUNDO JURÁSSICO: DOMÍNIO"maisNininho Vaz Maia em digressão ...Nininho Vaz Maia em digressão com a RFMNININHO VAZ MAIA ANDA EM DIGRESSÃO COM A RFM E AS SALAS CONTINUAM CHEIASmaisApós discussão sobre alimentaç...Após discussão sobre alimentação de bebés, Dália Madruga defende-se: "Dos meus filhos sei eu"A ANTIGA APRESENTADORA PARTILHOU UM DESABAFO APÓS TER RECEBIDO CRÍTICAS POR DAR UMA BOLACHA MARIA AO FILHO MAIS NOVOmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top