RFM - Só Grandes Músicas

As 6 regras para emprestares livros a amigos e não ficares sem eles

COMO NÃO FICAR SEM OS LIVROS QUE EMPRESTAMOS? FOMOS VER OS CONSELHOS DE ALGUNS BIBLIOTECÁRIOS, JÁ QUE ELES SÃO OS ESPECIALISTAS

Jéssica Santos


Sabes aquele livro que já andas à procura há meses e meses e não sabes onde o meteste? Provavelmente, emprestaste a algum amigo, só não te lembras a quem. Emprestar livros pode ser o primeiro passo para o perderes. Ora porque a pessoa a quem o emprestaste nunca mais o leu, ou esqueceu-se de te devolver e tu também te esqueceste, entretanto, a quem o emprestaste.


E se não tomares rédeas a esta situação - e se dizer “não” aos teus amigos não for uma opção - podes dizer adeus à maior parte dos teus livros.

Por isso, citamos alguns conselhos de bibliotecários - quem mais poderia dar boas dicas neste campo? - para não perderes o rasto aos teus livros.



1 – Diz à pessoa a quem vais emprestar, o quão especial é o livro para ti


Se o livro que estás prestes a emprestar for muito importante e especial para ti, o melhor é o confessares à pessoa em questão. “Assim mostras que será muito importante para ti teres o livro de volta”, explica a bibliotecária Claire Scott, ao site “Electric Literature”.


2 - Estabelece um prazo


Só custa à primeira. Pode parecer, à partida, algo um pouco rude, mas se forem teus amigos, eles vão perceber. Estabelecer um prazo é muito importante para teres esse teu livro de volta. Tal como funciona nas bibliotecas. Antes de estabeleceres uma data limite, tem em conta a vida da pessoa a quem vais emprestar o livro – se é muito ocupada e se tem ou não tempo para ler – e aí não correrás o risco de estares a pôr demasiada pressão no outro.



3 - Faz uma lista


Nada como uma lista para facilitar todo este processo. Escreves o nome do livro, o nome da pessoa a quem o emprestaste e a data – do dia do empréstimo e do retorno. Assim, não há espaço para falhas e perdas.



4 - Prioriza os livros


Se um livro tem um significado muito especial para ti, simplesmente não o emprestes. Sê honesto com a pessoa em causa e, se for teu amigo, entenderá.


5 – Identifica o livro


Se és dos que não se importa de escrever nos livros, anota na primeira página o teu nome. Ou então coloca um autocolante na parte de trás com o teu nome, para que o possas retirar assim que o livro for devolvido. Desta forma, a pessoa a quem o emprestaste não se vai esquecer de que o livro é teu.



6 - Traça limites


A pessoa a quem estás prestes a emprestar um livro é daquelas que demora meses e meses para o devolver? Mais uma vez, estabelece limites. Empresta um livro, quando te for devolvido outro, ou empresta apenas dois livros de cada vez. Decides tu!



Lembra-te de que o verdadeiro objetivo de um livro não é ficar anos e anos numa prateleira a acumular pó. Um livro é uma experiência e deve ser partilhada. Só tens de estabelecer algumas regras para que esta dinâmica seja positiva para ti.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Jorge Gabriel revela que gravo...Jorge Gabriel revela que gravou a última conversa com o paiEM CONVERSA COM JÚLIA PINHEIRO PARA O PROGRAM DA SIC, JORGE GABRIEL REVELOU A ÚLTIMA MEMÓRIA QUE GUARDA DO SEU PAImaisEstá aí o álbum de Noble com a...Está aí o álbum de Noble com as 5 vencedoras RFM! Vê aqui o "making of" e a estreia de "Secrets" na RFMNOBLE JÁ GRAVOU DUETOS COM 5 VENCEDORES RFM. ESTÃO TODOS NO ÁLBUM "SECRETS" JÁ DISPONÍVEL EM FORMATO DIGITAL.maisRodrigo Guedes de Carvalho faz...Rodrigo Guedes de Carvalho faz apelo urgente: "Parem de gastar milhões e milhões de litros de água em canteiros e rotundas"O JORNALISTA DA SIC FEZ UM VÍDEO PARA ALERTAR PARA A FALTA DE ÁGUA E FEZ UM APELO URGENTE DIRIGIDO AOS PRESIDENTES DE CÂMARA DO NOSSO PAÍSmaisEsta pizza chama-se "Champigno...Esta pizza chama-se "Champignons League" e a UEFA não gostouO RESTAURANTE QUE TEM ESTA PIZZA NO SEU MENU RECEBEU UMA CARTA DO DEPARTAMENTO JURÍDICO DA UEFAmaisNesta cidade sueca, os corvos ...Nesta cidade sueca, os corvos são contratados para apanharem beatas de cigarro das ruasNA SUÉCIA, POR ANO, SÃO DEITADAS PARA O CHÃO MIL MILHÕES DE BEATAS DE CIGARROmaisAs 10 cidades mais acolhedoras...As 10 cidades mais acolhedoras do mundo e uma é portuguesaPREPARA-TE! DEPOIS DE LERES ESTE ARTIGO VAIS QUERER CONHECER, PELO MENOS, UMA DESTAS 1O CIDADES ACOLHEDORASmaisJulia Fox usa lenço na cabeça,...Julia Fox usa lenço na cabeça, Vogue França elogia e mulheres muçulmanas revoltam-seEM FRANÇA, É PROIBIDO USAR, EM ESPAÇOS PÚBLICOS, ROUPAS QUE CUBRAM O ROSTO. JULIA FOX USOU E NÃO SÓ NÃO FOI REPRIMIDA, COMO FOI ELOGIADA PELA VOGUEmaisRFM Blind Date em direto no Ca...RFM Blind Date em direto no Café da Manhã!NO DIA DOS NAMORADOS, 14 DE FEVEREIRO, O 6PM QUER QUE ENCONTRES O TEU AMOR EM DIRETOmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top