RFM - Só Grandes Músicas

BORA RFM - 06 MARÇO 2021

  • Copia o seguinte endereço:


  • São os The Black Mamba que vão viajar até Roterdão para representar Portugal na Eurovisão!


    A 55.ª edição do Festival do Canção aconteceu, este sábado, e os grandes vencedores da noite foram os The Black Mamba, com a música "Love is on my side". A banda portuguesa ganhou com a maior pontuação do público, que lhes deu a vitória após um empate com Carolina Deslandes.



    Além das dez músicas a concurso, a final do Festival do Canção foi ainda abrilhantada com vários convidados especiais.


    Numa grande e verdadeira homenagem à música portuguesa, os nomes e as carreiras de Carlos de Carmo, que deixou o país de luto, no início do ano, de Sérgio Godinho, de José Afonso e de José Mário Branco foram recordados.


    Através das vozes de Ricardo Ribeiro, Ana Moura, Camané, Clã, Filipe Sambado, Cláudia Pascoal e Dino D' Santiago, ouviu-se um bonito medley de várias músicas dos artistas, que marcaram a história da música portuguesa.


    Também a vencedora do Festival do Canção do ano passado, que acabou por não viajar até à Eurovisão, pisou o palco e interpretou a música que lhe deu a vitória - “Medo de Sentir”.



    Na véspera de a RTP completar 64 anos, no dia 7 de março, os The Black Mamba receberam o ansiado troféu, que lhes dá uma passagem direta para Roterdão, onde se vai realizar a Eurovisão, de 18 a 22 de maio deste ano.


    Mesmo à distância, vamos estar a apoiar a banda portuguesa que irá levar o nome do nosso país além-fronteiras!



    Por vezes, um pedido de ajuda nem sempre chega a tempo e, noutras tantas vezes, há quem não consiga ajudar. É por estas razões e por tantas outras que a Cáritas assume a missão de ajudar, amparar e apoiar todos aqueles que estão em dificuldades.


    São já mais de 65 anos comprometidos com a solidariedade e com o próximo, que se celebram durante a Semana Nacional Cáritas. Sob o mote “Cáritas 65 anos: o Amor que Transforma”, a iniciativa, que acontece de 28 de fevereiro a 7 de março, quer combater ainda mais a pobreza e a exclusão social.



    Com essa premissa, as diferentes Cáritas Diocesanas promovem várias iniciativas, entre as quais o Peditório Nacional online, que pretende angariar fundos para que seja possível ajudar cada vez mais pessoas e implementar novos projetos sociais.


    Anualmente, a Cáritas presta apoio a mais de 100 mil pessoas e, em tempos profundamente marcados pela pandemia de Covid-19, toda a ajuda conta e é bem-vinda.


    As plantas foram uma das grandes tendências do último ano. Foram uma forma simples de redecorarmos as casas, de nos sentirmos mais próximos da natureza e de termos uma tarefa de cuidado terapêutica!

    Confesso que tenho várias, mas não lhes conheço os nomes e pior que isso: não sei cuidar de quase nenhuma. Felizmente... entre o escritório e a casa todas se mantém sãs e viçosas, mas são autênticas sobreviventes. Sigo dicas básicas, como limpar as folhas, ir regando e ajustando a exposição solar, mas devo admitir: não faço muito mais que isso.
    Há opiniões controversas sobre ter ou não plantas nos espaços onde dormimos. Mas a verdade é que existem várias que são sinalizadas como permitidas e que ainda podem representar uma vantagem na qualidade do nosso sono!

    5 - Espada de São-Jorge.

    Esta planta é até indicada para os quartos das crianças. Tem a vantagem de ser resistente - e por isso à prova de pessoas sem grande talento, como eu - e para além de melhorar a qualidade do ar, é também associada à melhoria de dores de cabeça e certos problemas respiratórios.

    4 - Lavanda.

    Foi das minhas últimas aquisições e para além de ter um cheirinho e uma cor fabulosas, são-lhe ainda reconhecidas propriedades como a redução de stress e ansiedade e a melhoria da qualidade de sono.

    3 - Aloe Vera.

    Outra planta de fácil manutenção - e é isto que queremos ler, não é verdade? E que contribui para a purificação do ar e promoção do descanso. Pontos extra? As folhas de aloe vera - nomeadamente o gel que contêm - tem múltiplas aplicações e é daquelas plantas que gostamos de ter por perto.

    2 - Valeriana.

    É muito possível que já tenham bebido chá com esta planta, especialmente numa mistura para acalmar, já que é muito conhecida por essa capacidade de melhorar e acalmar estados de ansiedade. Mas dizem que o seu perfume tem também essas propriedades e, por isso,ao estar perto do local de repouso contribui para um bom descanso.

    1 - Lírio da Paz.

    Pelo nome já a queríamos, não é assim? Mas esta planta - que é lindíssima - é também uma escolha interessante porque equilibra os níveis de humidade e ajuda a eliminar micróbios que podem ser causadores de alergias. No entanto esta planta deve ser mantida fora do alcance dos animais de estimação e de crianças, já que podem comer as folhas inadvertidamente e são tóxicas, mas não constituem perigo ao toque.
    Ana Gomes


    “Não quero morrer, quero viver!” Assim começa a publicação de Constança na sua conta de Instagram.


    Constança Braddell tem 24 anos e tem fibrose quística.

    Desde setembro de 2020 que a doença passou a manifestar-se de forma dramática e Constança vive dependente de oxigénio. Está ligada a um ventilador não invasivo sempre, de dia e de noite.

    Agora, Constança recorreu, em desespero, às redes sociais e apelou às autoridades portuguesas para que disponibilizem o medicamento em Portugal que pode salvar os doentes com fibrose quística.


    Em Portugal existem cerca de 400 pessoas com fibrose quística, “uma doença hereditária autossómica recessiva mais frequente nos caucasianos, ocorrendo na Europa em cerca de 1/2500 nascimentos vivos. Em Portugal a incidência estimada é de 1/7000 nascimentos vivos.”



    A publicação de Constança está a emocionar o país e a chamar a atenção para a condição dramática que esta doença provoca em quem, infelizmente, a tem e para a importância dos medicamentos mais apropriados, de acordo com a petição dirigida à Assembleia da República.



    Ingredientes

    1 kg de batatas descascadas e laminadas

    1 cebola picada

    2 dentes de alho picados

    1 Cs de manteiga

    1 ramo de tomilho

    500 gramas de natas

    200 gramas de queijo ralado (ilha/parmesão)

    Restos (sobras de carne, de legumes ou de peixe)


    Modo de preparação

    1. Fazer um refogado com cebola alho e tomilho

    2. Juntar as natas e deixar aquecer bem

    3. Por fim, o queijo ralado

    4. Temperar com sal e pimenta a gosto

    5. Envolver tudo com as batatas

    6. Colocar a metade da mistura de batatas no fundo de um Pirex.

    7. Acrescentar os restos

    8. Cobrir com batatas e levar ao forno a cozinhar, durante 25 minutos, a 200 graus

    9. Se estiver a ganhar muita cor, tapar com papel alumínio


    "Há alguém mais gulosa do que eu?" é uma rubrica semanal na RFM (no Wi-Fi, aos Domingos, pelas 21 horas), uma app, um blogue, livros de receitas, canal no YouTube e catering de uma repórter apaixonada por doces.

    Estava um dia cinzentão, decidi fazer uns biscoitos para animar. Estes são muito fáceis, rápidos, com ingredientes muito simples e ficam mesmo apetitosos! Perfeitos para acompanhar com uma bebida quente! O aroma da baunilha e do limão casam na perfeição! Se tiveres ajudantes pequenos aí em casa que gostem de "meter as mãos na massa" na cozinha, aqui fica a sugestão para uma receita pronta em poucos minutos!


    Biscoitos de Baunilha e Limão

    Ingredientes:
    1 ovo
    150 g de farinha de trigo
    80 g de manteiga amolecida
    50 g de açúcar em pó
    Raspa de 1/2 limão
    1 colher de sobremesa de essência de baunilha

    Amassar a farinha com a manteiga e o ovo. Misturar os restantes ingredientes. Pré-aquecer o forno a 160º C. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Formar bolinhas de massa, do tamanho de 1 colher de sobremesa. Dispor no tabuleiro. Levar ao forno durante 12 minutos.


    A Fórmula 1 vai voltar ao Autódromo Internacional do Algarve!


    Após o anúncio de que o MotoGP vai regressar a Portimão, também a Fórmula 1 volta a marcar presença, este ano, tal como foi, esta sexta-feira, confirmado.


    De 30 de abril a 2 de maio, o Autódromo Internacional do Algarve recebe o Grande Prémio Português, que vai ser a terceira prova de Fórmula 1, deste ano.



    No ano passado, Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio de Portugal, numa prova que causou polémica devido à grande enchente de público.


    Para já, não se sabe ainda se, este ano, vai existir público nas bancadas, mas a Fórmula 1 está em contacto com o governo português sobre o tema e espera, nas próximas semanas, dar mais pormenores.


    Após uma pausa de 24 anos, a Fórmula 1 volta a passar por Portugal, que recebe uma das categorias mais conhecidas e aclamadas dos desportos de motor.



    Em Regoufe, uma aldeia em Arouca, onde vivem cerca de 22 pessoas, só se conhecem os efeitos da Covid-19 através da televisão. Os habitantes não sabem, nem nunca sentiram, o coronavírus. Somam até hoje zero casos de infeção.


    Apesar deste distanciamento em relação ao coronavírus, os habitantes de Regoufe cumprem com todas as medidas de prevenção. Em entrevista à RTP, uma das habitantes fala sobre a falta de cuidado de alguns portugueses, que não usam máscara e não cumprem o distanciamento social. “Não se protegem e depois aí pagamos todos.”

    Regoufe foi também muito procurada, desde o início da pandemia, mas antes do confinamento, por várias pessoas que queriam fazer os seus trilhos de caminhadas. Por lá, respira-se natureza e um ar puro, sem a presença de qualquer vírus.



    Os habitantes desta aldeia não vivem os efeitos do coronavírus e esperam, como todos os portugueses, pelo dia em que poderão regressar às vidas pré-pandémicas.



    São pequenos gestos que contam, nestes tempos difíceis.


    Além dos profissionais de saúde e de muitos outros, que estão na linha da frente no combate à Covid-19, também os bombeiros continuam diariamente a prestar apoio à população.


    Como forma de agradecimento e de homenagear esse trabalho, uma gasolineira em Viana do Castelo decidiu oferecer 600 litros de combustível para abastecer as viaturas dos bombeiros locais.



    Para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, esta é, sem dúvida, uma grande ajuda e um reconhecimento do trabalho que é feito, diariamente, em prol da população de Viana do Castelo.


 

Artigos Recomendados
BORA RFM - 05 MARÇO 2021BORA RFM - 05 MARÇO 2021maisFRIDAYBOYZ - Dança em Casa 43 ...FRIDAYBOYZ - Dança em Casa 43 - 05 MARÇO 2021Uma hora de música para dançares em casa, com José Coimbra e DJ Pedro Simões e os Bosses mais fixes.maisO CHEF KIKO RESOLVE - GRATINAD...O CHEF KIKO RESOLVE - GRATINADO DE BATATA - 05 MAR 2021maisRFM - A TASCA DA MANHÃ - CRIPT...RFM - A TASCA DA MANHÃ - CRIPTOMOEDA - 05-03maisRFM SOMNII RADIOSHOW EP 325RFM SOMNII RADIOSHOW EP 325E ai está mais um espectacular Episódio do RFM SOMNII radioshow pela mítica dupla Rich & Mendes. Este episódio está em House Music Style, e volta carregado de exitos das pistas de dança, temas revisitados, remisturas e remakes de exitos dos anos 80 e 90 pelos nossos djs e produtores de hoje. Resumindo! Um programa cheio de musica que tu conheces. Ouve lá isto!maisRFM - STAND UP NA HORA: NÃO AC...RFM - STAND UP NA HORA: NÃO ACABES A TUA RELAÇÃO AGORACom Salvador MartinhamaisRFM - Informação Privilegiada:...RFM - Informação Privilegiada: CASAMENTOS REGRESSAM COM RASTREIOSCom Luís Franco-BastosmaisFRIDAYBOYZ - Dança em Casa 42 ...FRIDAYBOYZ - Dança em Casa 42 - 26 FEVEREIRO 2021José Coimbra e DJ Pedro Simões abrem o fim-de-semana da RFM. Uma hora de música para dançar com tributo aos Daft Punk.maisRFM SOMNII RADIOSHOW EP 324RFM SOMNII RADIOSHOW EP 324Eles perderam a cabeça! Gravado na cabine Rich & Mendes, um mix show de uma hora sem conversa e cheio de grandes músicas: Steve Angello & Laidback Luke & Robin S (Dubdogz Remix), Faithless & Nathan Ball, Jonas Blue, Oliver Heldens, Nora En Pure, Sam Feldt, Tujamo...maisThe Black Mamba vão representa...The Black Mamba vão representar Portugal na Eurovisão!maisSão 65 anos de Cáritas e de co...São 65 anos de Cáritas e de constante ajuda ao próximomaisAna Gomes Living - top 5 das p...Ana Gomes Living - top 5 das plantas para termos no quartomaisO caso de Constança que está a...O caso de Constança que está a sensibilizar PortugalmaisChef Kiko resolve com batatas ...Chef Kiko resolve com batatas gratinadasmaisBiscoitos de Baunilha e LimãoBiscoitos de Baunilha e LimãomaisPortimão volta a receber a Fór...Portimão volta a receber a Fórmula 1, este anomaisRegoufe, a aldeia que não conh...Regoufe, a aldeia que não conhece o coronavírusmaisGasolineira oferece 600 litros...Gasolineira oferece 600 litros de combustível aos bombeiros de Viana do Castelomais
Top