A melhor amiga da Barbie - top 5 dicas para um natal ecológico

A Melhor Amiga da Barbie está com o Wi-fi da RFM da Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura todas as quintas-feiras para falar de moda e lifestyle.

O Natal - que se caracteriza por ser uma época especial de Paz e Amor - acaba muitas vezes por ser uma altura de muito consumismo, desperdício e impulso.

O culto de oferecer um presente - mais do que estar presente - está muito incutido na nossa cultura e todo o envolvimento de almoços, jantares, encontros e momentos familiares proporcionam e aumentam estes comportamos de consumo.
Mas se o vosso objectivo for ter um Natal mais amigo do ambiente, estas são as algumas das dicas que podem tentar incorporar nos próximos eventos Natalícios :
5 - Evitar Comprar Enfeites de Natal Artificiais :
A menos que os enfeites já existam lá por casa e estejam a ser infinitamente reutilizados, a ideia de comprar novos enfeites artificiais pode - e deve - ser bastante ponderada. Optar por elementos recolhidos da natureza - há projectos incríveis com pinheiros que são apanhados da limpeza das florestas para evitar incêndios - ou mesmo decorações feitas com vidro ou madeira que têm um impacto totalmente diferente quando comparados com os de plástico.
4 - Diminuir o Nr de Presentes :
Mentalizando-se também que - por norma - quem menos oferece é quem menos recebe, mas efectivamente é urgente rever quantos presentes se oferecem e que tipo de presentes oferecemos. As compras por impulso, as pequenas lembracinhas - tantas vezes sem utilidade, só para "assinalar" - são altamente desnecessárias, muitas vezes também para quem as recebe.
3 - Os Embrulhos :
Mais um saco, mais um papel de embrulho que vai ser rasgado e possivelmente nem vai ser colocado na reciclagem de papel... um pequeno inferno que tantas vezes nos passa ao lado. O melhor será mesmo reciclar jornais e revistas para fazer embrulhos, ou comprar papel reciclado e quem sabe : personalizar. Existem várias opções bastante engraçadas de tecidos que depois podem ser utilizados como acessório ou como decoração e que dão embrulhos originais. No final do dia, qualquer que seja a escolha, façam por colocar os embrulhos no caixote de reciclagem azul.
2 - Comprar a Granel e Utilizar Sacos Reutilizáveis.
Quando forem comprar os presentes, não se esqueçam de levar no carro aqueles sacos que andam lá por casa. É uma óptima forma de poupar uns cêntimos e poupar muito o ambiente! E quando forem comprar os ingredientes para as refeições optem preferencialmente por embalagens maiores ou por comprar a granel ou em mercados locais.
2 - Evitar Desperdício Alimentar Nas Refeições :
Claro que quando somos os anfitriões da ceia de Natal ou de alguma refeição , não queremos que as pessoas tenham fome ou que haja pouca comida na mesa. Mas na grande maioria dos casos há muita comida que acaba no lixo. Numa primeira análise podemos tentar ser realistas : adequar as quantidades. Depois existem outras boas soluções : planear as refeições e pensar em aproveitamentos de sobras para as refeições seguintes : pastelões, empadões ou a famosa roupa velha são boas formas de reduzir o desperdício. Finalmente, tudo aquilo que não tiver sido "tocado" pode ser entregue a pessoas desfavorecidas.

Sabe mais AQUI

URL: http://www.amelhoramigadabarbie.com
Instagram : www.instagram.com/amelhoramigadabarbie
Instagram : https://www.instagram.com/amelhoramigadabarbie/?hl...
Facebook : www.facebook.com/amelhoramigadabarbie

E-mail : amelhoramigadabarbie@gmail.com