Dormir com a porta do quarto aberta ou fechada?

UMA DESTAS OPÇÕES É MAIS SEGURA. FICA A SABER QUAL DELAS É E PORQUÊ, SEGUNDO UM ESTUDO


Na hora de deitar, cada um tem as suas rotinas. Há quem faça um longo processo de "skincare routine", com vários passos, prepare a roupa para o dia seguinte, verifique as portas dos armários e espreite os filhos e, depois, há quem apenas lave os dentes, corra para a cama e adormeça em dois segundos.

Cada qual tem os seus hábitos e manias na hora de ir dormir e, dentro destas rotinas, entra a questão da porta do quarto. Aberta ou fechada!

Há quem a feche sempre, há quem nunca a feche e há quem a deixe encostada ou entreaberta.


Independentemente da tua escolha por hábito, gosto ou mania, há um estudo que aponta para uma delas.


Dormir de porta fechada é mais seguro, segundo um estudo do Fire Safety Research Institute, citado pela Notícias ao Minuto.

Trata-se de uma questão de segurança pública, avança o mesmo estudo, em caso de incêndio. A verdade é que dormir de porta fechada evita a propagação do monóxido de carbono. 60% das pessoas dormem com a porta do quarto aberta, de acordo com um inquérito realizado pela Underwriters Laboratories, citado pela MAGG e, desta forma, os produtos sintéticos presentes nos imóveis e mobiliário, cada vez mais comuns, levam a que a opção de fechar a porta do quarto, durante o sono, seja a mais segura.

Porquê?

Porque, nesta circunstância, fechar a porta abranda o fogo e a forma como se espalha pelas restantes divisões. Desta maneira, a emissão de fumos tóxicos reduz, os níveis de oxigénio aumentam e a temperatura baixa.

Para além de uma maior segurança em caso de incêndio, a porta fechada propicia uma temperatura amena durante mais tempo e bloqueia o ruído exterior, fundamental para uma boa noite de sono!

Se achavas que dormir de porta aberta era mais seguro, estavas enganado, de acordo com este estudo.