RFM - Só Grandes Músicas

Diz lá a verdade, também fazes outras tarefas nas videochamadas?

UM ESTUDO MOSTRA QUE A MAIORIA DAS PESSOAS EXECUTA OUTRAS TAREFAS DURANTES AS REUNIÕES POR VIDEOCHAMADA

Jéssica Santos


Vamos ser sinceros, as reuniões por videoconferência também significam fazer outras coisas que não estão relacionadas com o trabalho. Como enviar mensagens, ver as redes sociais, ver o email e no limite pôr roupa a lavar.


A forma como gerimos o nosso tempo e lidamos com as videochamadas de trabalho mudaram por causa da pandemia. Esta tornou-se a realidade de muitas pessoas, em teletrabalho, que aproveitam a possibilidade de desligarem a câmara e o microfone para se dedicarem a outras tarefas.



Um estudo realizado pela plataforma de videoconferências Whereby, em parceria com o Dr. Steven Rogelberg, concluiu que 66% das pessoas admitiram realizar várias tarefas durante as chamadas. Deste total, 68% disseram que verificam os e-mails durante as videoconferências, enquanto 25% admitiram enviar mensagens de texto.


É um desafio acrescido manter a concentração numa videochamada de trabalho. A forma de comunicar do ser humano não previu este tipo de situações virtuais. O cansaço depois de uma videochamada é real e há até um termo para isso: fadiga do zoom. A ciência e a psicologia ajudam-te a entender este novo fenómeno.

Agora que este estudo veio expor a realidade de muitos, não há que ter problemas em assumir que se pode ser "multifacetado" durante as videochamadas.


  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top