RFM - Só Grandes Músicas

Usar óculos reduz risco de infeção por Covid-19? Estudo diz que sim

USAR ÓCULOS TAMBÉM TEM AS SUAS VANTAGENS E, SEGUNDO UM ESTUDO, PODE REDUZIR O CONTÁGIO DE COVID-19

Jéssica Santos


Sabias que usar óculos permanentemente pode ser uma forma de “proteção" contra a Covid-19?

Se estás a pensar que o teu astigmatismo ou miopia podem ajudar a combater o vírus, a questão é mais simples e menos científica.


Um estudo feito na Índia conclui que usar óculos reduz até três vezes a probabilidade de ser infetado pelo novo coronavírus, porque a probabilidade de tocares com as mãos nos olhos é também menor. Este simples e inofensivo fator pode ter uma grande influência no que toca à prevenção em relação ao vírus.



Tocar nos olhos é quase um ato involuntário. Segundo este estudo, o ser humano tem o hábito de tocar na própria cara em média 23 vezes por hora e os olhos em média três vezes por hora. Ao fim de um dia, consegues imaginar a quantidade de vezes que isto acontece. Mas basta tocares uma vez, sem teres as mãos desinfetadas, para aumentar o risco de contágio por Covid-19.


Quando usas máscara, o nariz e a boca - que são outras vias de entrada do vírus - estão protegidos. E se ainda usares óculos, o que protege os olhos, poderás ainda reduzir mais a probabilidade de seres infetado. E sabemos bem o desafio que é usar óculos e máscara!



  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top