RFM - Só Grandes Músicas

Quatro dicas que te vão ajudar a poupar e a fazer crescer o teu orçamento

EM TEMPOS EM QUE A POUPANÇA ESTÁ NA ORDEM DO DIA, POUPAR PODE SER MAIS SIMPLES DO QUE PARECE


Já todos sabemos que os tempos que vivemos são conturbados, que têm conduzido a uma série de alterações no quotidiano de todos. Umas mais fáceis, outras menos e outras até a que muita gente pensava nunca se conseguir adaptar.

Independentemente disso, há uma mudança que todos devemos implementar e fazer com que dure, mesmo em tempos menos conturbados (que todos esperamos que regressem em breve). É o caso da poupança.

Quanto mais conseguires poupar, maior segurança vais sentir no teu futuro e no futuro daqueles por quem és responsável,.

Poupares para teres um fundo de emergência (o tradicional pé de meia), para assegurares a melhor reforma possível, para fazeres uma viagem especial ou para investires na educação dos filhos, tudo é válido para poupares.

E poupar pode ser mais simples do que à primeira vista pode parecer. Vê aqui quatro dicas que te vão ajudar neste caminho.


Reaproveita a comida

Quem nunca se deparou já com sobras, depois do almoço ou do jantar? Ou porque para essa refeição a mão escapou e fez-se mais do que era preciso, ou porque o apetite não foi assim tanto.

Mesmo que as sobras de uma refeição não sejam suficientes para uma outra refeição, em vez de deitares fora, puxa pela imaginação e reaproveita. Porque não misturas com algo novo? E já está: entre sobras e algo preparado no momento, tens uma refeição nova.

Depois, há aqueles dias em que, pelas mais diversas razões, o que te apetece mesmo é desfrutares de um final de tarde sem entrares na cozinha. Nesses dias, a opção é encomendares comida.

A boa notícia é que até quando encomendas refeições, podes poupar na carteira e no desperdício alimentar. Para isso, basta encomendares comida de restaurantes que reaproveitem a comida que sobrou das refeições em cima do que está a bold. Em vez de deitarem fora o que sobrou dos almoços ou dos jantares, há restaurantes que colocam essa comida à venda, por um valor mais baixo.

Para encomendares, basta escolheres a aplicação certa.

Como vês, até quando te dá a preguiça, é possível poupares na carteira e evitar o desperdício de milhões de toneladas de produtos alimentares.


Resiste às compras por impulso

Quando vires alguma coisa que te agrada, por muito que esteja dentro do orçamento, percebe se esta é uma compra que, de futuro, vais mesmo usar. Quantas vezes não compraste já coisas que até eram baratas mas que deixaste a um canto e que nunca tiveram utilidade? Algumas ainda devem estar aí por casa, novinhas a estrear. Pensa bem antes de comprares.

Se for alguma coisa que implica um maior investimento, procura várias opções para a mesma finalidade. Se for o caso, pede orçamentos. Pode dar mais trabalho, mas há situações em que a poupança pode ser considerável.

Uma boa prática é, também, trazer pouco dinheiro na carteira e evitar usar o cartão de crédito.


Faz férias em Portugal

Se há coisa que o ano 2020 também nos trouxe foi perceber que temos um país maravilhoso para descobrirmos em tempo de férias. Porque não mantermos este hábito?

A RFM já te mostrou alguns dos lugares que podes aproveitar cá dentro. Iniciativas como o RFM Sente Portugal na Nacional 2 ou o RFM Sente Portugal no Natal deram a conhecer lugares e pessoas que tão bem recebem quem por lá passa.

Podes fazer umas férias tranquilas, a descobrir o que de melhor o nosso país tem, ao mesmo tempo que poupas na carteira. Afinal, não tens despesas de avião, de taxas de levantamento de dinheiro no estrangeiro, de comissões de troca de moeda, se viajares para um país que usa outra moeda que não seja o Euro.

Pensa nisto. Poupas na carteira e ajudas a economia nacional. Já para não falar que Portugal merece ser descoberto por ti.


Revê os planos de energia que tens aí em casa.

Complicado? Não!

Se disseres que há tarefas mais agradáveis, ainda acreditamos. Mas não podemos dizer que seja difícil.

Hoje em dia a oferta é muita e variada e adapta-se a qualquer realidade. Só na Galp encontras uma oferta completa que inclui eletricidade, gás natural, combustível, mobilidade elétrica, equipamentos e garrafas de gás. Tens ainda acesso a serviços opcionais como assistência de avarias em casa, ou mesmo, assistência à família. Esta combinação traz benefícios evidentes ao agregado familiar mas também uma poupança real no orçamento familiar.

Maior poupança com planos à media do cliente, simplicidade no processo de mudança e eletricidade proveniente de fontes 100% renováveis. Com vantagens na aquisição de equipamentos e de serviços em parceiros, a oferta integrada da Galp promete um maior rendimento disponível ao fim do mês.

Conhece os planos multi-energias Galp e vê o que melhor se adequa a ti.

Como vês, poupar nem é das tarefas mais difíceis. Basta estares atento e teres alguma força de vontade.


Agora que 2021 se aproxima, que tal colocares a poupança no topo da tua lista de desejos para o ano novo?


  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top