RFM - Só Grandes Músicas

São Nicolau: a história do Santo que inspirou a figura do pai Natal

DIA 6 DE DEZEMBRO É DIA DE SÃO NICOLAU, O SANTO QUE, 15 SÉCULOS DEPOIS, INSPIROU A FIGURA DO PAI NATAL

Ana Margarida Oliveira


"Ainda acreditas no pai Natal...?" é mais do que prova de que é um mito. No entanto, a figura do pai Natal é inspirada num homem: Nicolau.


Mais tarde tornou-se São Nicolau e tem o seu dia a 6 de dezembro.

Vamos saber como é que um Santo deu origem ao homem de barbas brancas, vestido de encarnado, de saco de brinquedos às costas!


Em Myra, na Turquia, hoje a cidade de Demre, viveu, no século IV, um homem chamado Nicolau que passou parte da sua vida a ajudar os outros, em particular as crianças pobres. Morreu a 6 de dezembro de 345, mas a tradição do São Nicolau ficou. E foi exatamente a dimensão da caridade que alimentou o culto a São Nicolau e que acabou por inspirar a figura do pai Natal, ou seja, o mito do pai Natal, que uma campanha da Coca-Cola, nos anos 30 do século XX, vestiu de encarnado.


Como é que um devoto cristão do século IV inspirou o mito que é a figura do pai Natal, em finais do século XIX?


São Nicolau


Nicolau nasceu por volta do ano 260 na cidade de Patara, hoje na Turquia, tornou-se bispo de Myra, atualmente Demre também no mesmo país, onde morreu a 6 de dezembro de 343, dia em que o Santo é assinalado no calendário cristão.


Primeiro muito venerado no mundo oriental, São Nicolau passou depois também a sê-lo na Europa, na Idade Média, sobretudo na Europa do Norte, países onde os presentes passaram a estar ligados à celebração deste Santo, a 6 de dezembro. Ainda hoje, existe a tradição de oferecer chocolates às crianças, na manhã de 6 de dezembro, colocados junto das janelas ou das lareiras, onde na véspera põem um sapato ou uma meia.


Sinterklaas - Santa Claus


de ser um Santo católico, a ligação de São Nicolau às tradições de Natal nasceu fora da Europa católica, portanto e mais uma vez, nos países nórdicos, sobretudo na Holanda, onde se começou a festejar o Sinterklaas, há vários séculos, que vem depois a dar origem ao norte-americano Santa Claus, tradição esta levada pelos colonos holandeses para o Novo Continente, a América, onde se instalaram e fundaram a cidade de New Amsterdam, hoje Nova Iorque.


A figura de Sinterklass já se transformara bastante em relação à imagem de São Nicolau, embora mantivesse ainda alguma ligação ao religioso e generoso São Nicolau. Sinterklaas apresentava-se com barbas brancas, de roupas verdes ou encarnadas, com um livro na mão onde tinha registado o nome das crianças que receberiam um presente. Nesta altura, Sinterklaas apresentava-se a cavalo.



Santa Claus e a Coca-Cola


Já nos Estados Unidos, como Santa Claus, no século XIX a divulgação do mito é grande e rápida e as grandes lojas passam a comercializar a figura no Natal até que nos anos 30 do século XX, surge o pai Natal da Coca-Cola.


O publicitário Haddon Sundblom inspirou-se no poema de Clement Moore “Uma visita de São Nicolau” para criar a figura que todos conhecemos: um homem de barbas brancas, vestido de encarnado, com a gargalhada singular ho-ho-ho, generoso, de saco às costas para distribuir presentes pelas crianças de todo o mundo, voando num trenó puxado a renas.



Pai Natal em Portugal


Em Portugal e na Europa católica, mais a sul, as tradições do Natal estiveram sempre mais ligadas ao nascimento de Jesus e ao presépio. Ainda assim, há igrejas e capelas, em Portugal, devotas a São Nicolau, e há também, em Guimarães, as festas nicolinas que remontam ao século XVII.


Certo é que a figura do pai Natal não teve grande expressão em Portugal até ao século XX, embora o marido da nossa rainha D. Maria II, o católico D. Fernando, vindo de Coburg, na Baviera, tenha trazido consigo, entre outros costumes, a tradição alemã do São Nicolau e da distribuição de presentes às crianças.


Ele próprio se vestia com um fato verde e branco, de São Nicolau, com sacos pendurados aos ombros repartindo os brinquedos pelos filhos e pelas outras crianças do palácio. Depois o próprio D. Fernando pintava, em gravuras, as noites de Natal e representava-se a si próprio a aos filhos, nas ilustrações.



São Nicolau é o patrono das crianças, dos marinheiros e dos estudantes e é também o Santo padroeiro de Rússia, da Grécia e da Noruega e ainda o patrono das cidades de Moscovo e de Amesterdão.


O pai Natal é um mito, mas o Santo que o inspirou, São Nicolau, não é.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Marcelo Rebelo de Sousa quis a...Marcelo Rebelo de Sousa quis atender chamadas na Gala dos Sonhos, mas não correu assim tão bemO PRESIDENTE DA REPÚBLICA JUNTOU-SE AO LEQUE DE FIGURAS PÚBLICAS QUE ATENDERAM CHAMADAS NO CALL CENTER DA GALA DOS SONHOSmaisFernando Rocha surpreende tudo...Fernando Rocha surpreende tudo e todos ao ajudar família na Gala dos Sonhos da Associação Sara CarreiraESTE DOMINGO, REALIZOU-SE A 2.ª GALA DOS SONHOS DA ASSOCIAÇÃO SARA CARREIRA E NÃO FALTARAM MOMENTOS SURPREENDENTES E UM DELES FOI COM FERNANDO ROCHAmaisO "Que barulho é este, na RFM?...O "Que barulho é este, na RFM?" já voltou! Vê aqui os palpites erradosO JOGO QUE COLA OS OUVINTES À RÁDIO ESTÁ DE VOLTA. MESMO A TEMPO DO NATALmaisCafé da Manhã da RFM surpreend...Café da Manhã da RFM surpreendeu-te nos semáforos de PortugalSE FOSTE APANHADO PELA EQUIPA DO CAFÉ DA MANHÃ, DA RFM, EM NOVEMBRO, FIZESTE PARTE DA AÇÃO S’MAFROmaisMemórias para Natais futuros -...Memórias para Natais futuros - o desafio da Sociedade Ponto VerdemaisCão faz mais de 200 quilómetro...Cão faz mais de 200 quilómetros para se vingar da dona que o abandonouO CÃO MARU FICOU MAGOADO COM A DONA E DECIDIU VOLTAR À SUA ANTIGA CASA. QUEM O ENCONTROU DIZ QUE ELE TINHA LÁGRIMAS NOS OLHOSmaisEmpresa portuguesa dá apoio de...Empresa portuguesa dá apoio de até 350 euros aos funcionários por causa da inflaçãoMAIS UMA EMPRESA PORTUGUESA A JUNTAR-SE À LISTA DAS QUE TÊM AJUDADO OS FUNCIONÁRIOS COM DINHEIRO EXTRA PARA COMBATER A INFLAÇÃOmaisFernanda, mãe de Sara Carreira...Fernanda, mãe de Sara Carreira, comovida com gesto do noivo de Maria Botelho MonizFERNANDA ANTUNES, MÃE DE SARA CARREIRA, AGRADECEU O APOIO DE PEDRO BIANCHI PRATA, NOIVO DE MARIA BOTELHO MONIZmaisMúsica de Natal RFM 2022. Bom ...Música de Natal RFM 2022. Bom Natal, saúde e paz!A MÚSICA DE NATAL DA RFM ESTÁ AÍ! "BOM NATAL, SAÚDE E PAZ" SÃO OS VOTOS DA RFM PARA O NATAL DESTE ANOmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top