RFM - Só Grandes Músicas

MAIS AJUDA: CONHECE OS VENCEDORES DA 2ª EDIÇÃO

JÁ SÃO CONHECIDOS OS VENCEDORES A QUEM O LIDL E A RFM VÃO ENTREGAR OS 333 MIL EUROS DA 2ª EDIÇÃO DO PROGRAMA MAIS AJUDA


São 5 Instituições de Solidariedade Social e 5 Startups que, na 2ª edição do Programa Mais Ajuda vão receber apoio monetário, formação e visibilidade.

Mais Ajuda, cujo apoio monetário vai permitir o desenvolvimento e expansão dos seus projetos, cuja formação dará acesso a novas ferramentas e workshops de apoio ao desenvolvimento das suas ideias e cuja visibilidade vai permitir dar a conhecer o seu trabalho e angariar possíveis investidores.

Mais Ajuda, que acreditamos que vai fazer a diferença no desenvolvimento de 10 projetos inovadores de apoio aos mais velhos. Tudo com um objetivo em mente: proporcionar um envelhecimento mais digno e feliz em Portugal.


Instituições de solidariedade social vencedoras

AMARA - Associação pela Dignidade na Vida e na Morte

A AMARA desenvolve e implementa um Programa Psicoeducativo de suporte a Cuidadores Informais para minimizar os riscos psicossociais e fisiológicos decorrentes desta atividade.

Pretende:

- facilitar a formação técnica, de cuidados físicos e de posicionamento, complementados por noções da Neuropsicologia que facilitem a deteção de sintomas e sensibilizá-los para a estimulação cognitiva.
- desenvolver capacidades de “escuta ativa”, autocuidado e técnicas de "coping" para a minimização dos riscos de burnout.
- estabelecer Grupos de Entreajuda que permitam o convívio esclarecido e a partilha de vivências e experiências.


Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS)

Este projeto é uma parceria entre a RUTIS e a startup Oficina Tecnológica. A Universidade Sénior Virtual (USV), proporciona a qualquer sénior:

- acesso livre e gratuito a aulas pelo zoom, a cursos online, conferências e outras atividades sócio culturais com os objetivos de diminuir a sua solidão e isolamento;

- mantê-lo ativo em casa e fornece-lhe as bases para o uso da ferramentas informáticas.

O projeto tem um âmbito nacional, com uma participação crescente de alunos e professores brasileiros. Em 2021 tem 1.678 inscritos e 18 aulas com uma média de 55 pessoas por aula síncrona. As ferramentas usadas são o site, o FB e o Zoom.


Centro Social Paroquial de Meãs do Campo

A razão desta candidatura surge da necessidade de apoios para a concretização do projeto "Quinta dos Avós" - um projeto inclusivo que visa a criação de um espaço de lazer, aprendizagem e ao mesmo tempo " curativo da mente e do corpo", e que alia o espaço rural, em que o Centro Paroquial de Meãs do Campo se insere, às tarefas outrora realizadas pelos seniores.

A “Quinta dos Avós” tem como finalidade levar a população sénior institucionalizada a usufruir de um espaço na grande maioria ao ar livre onde vai reviver ou aprender a realizar tarefas relacionadas com o meio rural (alimentação dos animais, agricultura biológica, colheita e recolha dos produtos produzidos na quinta, etc.).

Geograficamente, A “Quinta dos Avós” vai ser implementada numa zona marcadamente rural, onde a maior parte da população vivia e ainda vive do trabalho no campo. É, por isso, o local ideal para a implementação do projeto, fomentando a sua durabilidade.

A “Quinta dos Avós” também vai ter a capacidade de integrar séniores de meios urbanos, com o intuito de adquirirem novos conhecimentos e experiências.


Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa candidatou-se com Programa de “Apadrinhamento” entre jovens da Juventude Cruz Vermelha Portuguesa e séniores de localidades com elevado número de isolamento social e exclusão digital de idosos.


Vai ser um projeto de âmbito nacional, em parceria com 5 Estruturas Locais da Cruz Vermelha Portuguesa, para que exista representatividade geográfica e uso do know-how e ferramentas, destas equipas, com experiência na área inter geracional.


O projeto a desenvolver em 18 meses, vai ter 7 fases:

- preparação/planeamento

- divulgação/seleção das 5 Estruturas Locais da Cruz Vermelha Portuguesa

- planeamento/preparação locais

- desenho/desenvolvimento do programa

- capacitação dos/as técnicos/as e voluntários/as

- implementação do programa

- avaliação e follow-up


Misericórdia de Pampilhosa da Serra

A candidatura visa a implementação de um Projeto que rumo ao envelhecimento ativo, de uma forma inovadora.

É um projeto de intervenção ocupacional pós-pandemia que pretende dar “voz” aos idosos da instituição estimulando o contacto com os idosos das Aldeias! O projeto é uma Rádio Sénior com sintonização FM, com a finalidade de divulgar conteúdos preparados por idosos das instituições particulares de solidariedade social locais e por idosos da comunidade.

Pretende-se, com este projeto, criar uma simbiose que:

- junta conhecimento, informação e tradição

- desperta e estimula sentidos

- reaviva sonhos e memórias

- promove distração, contacto pessoal e coesão social

- provoca emoções e traz sensações que contribuem para um envelhecimento ATIVO, onde os idosos não são meros recetores de ação, mas são os protagonistas da mesma!

Startups vencedoras


Associação 55 Mais

A 55 Mais é uma associação que valoriza as pessoas com mais de 55 anos e profissionalmente inativas. Através de uma plataforma humana de base tecnológica que:

- oferece serviços variados e comunitários (jardinagem, pequenas reparações, comida ao domicílio, …), que promovem relações de partilha comunitária e preservam o nível de autonomia e independência, prevenindo situações de isolamento

- ajuda a prestar serviços de qualidade e confiança, garantindo a estas pessoas uma vida mais ativa, saudável e integrada na comunidade com uma remuneração extra.


Associação Juvenil Transformers

O Projeto Escolas de Superpoderes (ESP) já ganhou dezenas de prémios, e é Metodologia de Referência da Fundação Calouste Gulbenkian, com impacto validado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Através das ESP, a Associação Juvenil Transformers ausculta o que o público-alvo (crianças e jovens em risco e seniores isolados) gostava de aprender e, com apoio de mentores voluntários, dinamiza aulas semanais de diferentes talentos durante um ano letivo. O grande objetivo é trabalhar a consciência social dos grupos, que terão que dinamizar uma ação de retorno à comunidade (payback).

Este retorno à comunidade faz-se através do projeto apresentado pela Associação Juvenil Transformers, que visa:

- o combate ao isolamento e solidão de idosos (via ofertas de atividades ocupacionais/ lúdicas, voluntariado, etc.)

- a promoção de saúde mental dos idosos (através de terapias, criação de laços/ redes sociais, etc.)

- a formação de idosos em diversas áreas de interesse (ex.: universidades séniores, promoção de literacia, etc.)

- a Promoção da literacia digital/ tecnológica dos idosos (através de programas, voluntariado, etc.)


Careceiver

A Careceiver é uma solução que pode mudar a vida de milhões de cuidadores informais na Europa. Por conhecer as dificuldades de cuidar de familiares com uma doenças crónicas, a Careceiver sabe como pode ajudar os cuidadores. A APP apresentada simplifica o processo de partilha de informações entre a rede de cuidadores e permite que todos tenham acesso a informações vitais do paciente a qualquer instante.

Este projeto também ajuda na promoção de saúde mental dos idosos (através de terapias, criação de laços/ redes sociais, etc.)


SeniorBiz

A Seniorbiz é uma plataforma SaaS que permite a Estruturas Residenciais, Casas de Repouso, Centros de Dia e Serviços de Apoio Domiciliário planear, acompanhar e organizar todos os cuidados prestados a idosos.

Os principais objetivos são o corte de custos, redução de papel, evitar erros e aumentar a capacidade da equipa. No final, as instituições podem melhorar a satisfação dos seus utentes e respetivas famílias.


Todo o processo do Plano Individual de Cuidados, Plano de atividades e Registos Individuais do Utente podem ser realizados na plataforma.

As famílias podem através da APP mobile acompanhar essa informação e trocar mensagens e imagens/vídeos com a instituição.


Wisify Tech Solutions

A missão da Wisify é “ajudar os profissionais a melhorar a vida das pessoas”.

Neste enquadramento, e como Spin-off da Universidade do Porto (onde foi criado o primeiro protótipo), a Wisify Tech Solutions pretende adaptar uma tecnologia digital patenteada numa solução focada na avaliação preventiva da Sarcopenia. Isso será feito através dum projeto inovador e com profundo impacto na qualidade de vida dos idosos.

Nunca é de mais relembrar que este sucesso só foi possível com o teu contributo. Mais uma vez, o nosso muito obrigado!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
É a praia mais escondida do mu...É a praia mais escondida do mundo e podes visitá-la aqui!É DE DIFÍCIL ACESSO, MAS AGORA ESTÁ AO ALCANCE DE TODOS ATRAVÉS DE UM CLIQUEmaisProfessores portugueses são do...Professores portugueses são dos que mais sofrem de stressOS PROFESSORES PORTUGUESES DO 7.º AO 9.º ANO SÃO, NA EUROPA, OS QUE MAIS SOFREM DE STRESS NO TRABALHOmaisEstilista americana vende cami...Estilista americana vende camisola de Póvoa de Varzim como uma criação suaA CAMISOLA ESTÁ A SER VENDIDA POR 695 EUROS, 10 VEZES MAIS DO QUE O PREÇO DAS ORIGINAISmaisPipoca Mais Doce continua afas...Pipoca Mais Doce continua afastada das redes sociaisANA GARCIA MARTINS, A PIPOCA MAIS DOCE, ESTÁ A VIVER UMA FASE MENOS BOA DA SUA VIDA E AUSENTOU-SE DAS REDES SOCIAISmaisAfinal, Ljubomir Stanisic não ...Afinal, Ljubomir Stanisic não vai ser julgado por alegado suborno a políciaO CHEF FOI ILIBADO DAS ACUSAÇÕES DE CORRUPÇÃO ATIVA E DESOBEDIÊNCIA PELO TRIBUNAL CENTRAL DE INSTRUÇÃO CRIMINALmaisCatarina Lima vence prémio de ...Catarina Lima vence prémio de Melhor Atriz em festival de cinema internacionalCATARINA LIMA VENCE PRÉMIO DE MELHOR ATRIZ COM A CURTA-METRAGEM "À VIDA", QUE TAMBÉM VENCEU DOIS GALARDÕES NESTE FESTIVALmaisCarro “cai” de parque estacion...Carro “cai” de parque estacionamento em Gaia e as redes sociais reagemUMA MULHER PERDEU O CONTROLO DO CARRO E ACABOU CAIR DEPOIS DE BATER CONTRA A BARREIRA DE SEGURANÇA DO PARQUE DE ESTACIONAMENTOmaisTelma Monteiro e Miguel Olivei...Telma Monteiro e Miguel Oliveira eleitos atletas do anoNÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE TELMA MONTEIRO E MIGUEL OLIVEIRA RECEBEM ESTA DISTINÇÃOmais​"O David Carreira é o mais ch...​"O David Carreira é o mais chato"- confessou Nuno Ribeiro ao Wi-Fi da RFMO MÚSICO QUE OCUPA O #1 DO TOP 25 RFM FOI O CONVIDADO DO LIVE DO WI-FImais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top