Há 121 anos também não houve São João devido a uma pandemia

O PORTO FOI A ÚNICA CIDADE EM PORTUGAL ATINGIDA PELA PESTE BUBÓNICA

Jéssica Santos


Há 121 anos, o Porto foi o epicentro nacional da terceira pandemia da peste bubónica na Europa. No total, houve cerca de 320 casos e 132 mortes. A cidade ficou confinada e a festa de São João foi cancelada.



A peste bubónica já tinha devastado outros países, no século VI, matando 25 a 30 milhões de pessoas. E acredita-se que, no século XIV, tenha sido a causa da peste negra que devastou a Europa, África e Ásia, causando 50 milhões de mortes.


Em Portugal, surgiu pela primeira vez na zona da Ribeira, junto ao rio Douro, e a primeira vítima foi Gregorio Blanco, de 47 anos, um trabalhador espanhol que era carrejão de bordo e de armazéns de porto.

Ninguém desconfiava de algo de anormal e os habitantes mal sabiam que estariam perante uma pandemia.

Depois da morte de Gregorio Blanco, os seus vizinhos, e outras pessoas que tinham convivido com ele, apresentavam febre e bubões debaixo dos braços. A população começava a ficar assustada.
Meses mais tarde, o governo decretou medidas de restrição e ordenou a imposição de um cordão sanitário em torno da cidade.



As novas medidas impediam entradas e saídas do Porto, a realização de feiras, romarias e ajuntamentos. A peste ficou na cidade, endemicamente, até 1915.


O Porto foi a última grande cidade europeia a viver a peste como verdadeira catástrofe.

Hoje, 121 anos depois, enfrentamos novamente outra pandemia, mas com condições de vida substancialmente melhores, e com uma vacina que nos permitirá ter a nossa realidade pré-pandémica de volta. Este ano, o São João não vai decorrer novamente de forma normal, mas terá algumas alterações comparativamente com aquilo que foi em 2020.

Vão ser criadas três zonas de diversões, mas sem concertos na avenida e sem fogo-de-artifício, devido à covid-19. Vai apenas estar em funcionamento, segundo a RTP, um recinto com diversões e comes e bebes, junto à Rotunda da Boavista, com controlo de entradas e de temperatura corporal e que encerra cedo, às 6 da tarde.


  • Partilha:

Top