RFM - Só Grandes Músicas

Porque é que se fazem cascatas ao São João, no Porto?

QUAL É, AFINAL, A ORIGEM DA CASCATA SANJOANINA POR ALTURA DO SÃO JOÃO?

Ana Margarida Oliveira


Diz a canção que o São João é bem bonito e que não há nenhum assim, com os seus caracóis de ouro e o seu cordeirinho ao pé. Diz também que as moças são ainda mais bonitas na noite de São João e que basta um balão para brincar…


As moças são continuar bonitas e a cidade do Porto enche-se de balões de São João, de martelos ou “alhos-porros” e de cascatas sanjoaninas.


Fazem-se cascatas sanjoaninas em homenagem ao São João. As cascatas são habitualmente feitas na rua e são construídas conforme a criatividade, o tempo e a “paciência” de cada um ou de cada grupo de vizinhos ou de amigos.


A cascata sanjoanina consta da construção de uma “aldeia”, numa espécie de encosta, em declive, cheia de pequenas casas, com uma cascata de água e várias figuras que representam profissões e, naturalmente, o São João.

Diz-se que a tradição apareceu no século XVII e pode ter surgido do hábito de montar presépios.





Ou seja, tal como no Natal se constroem presépios em casa, também por altura do São João se “pegou” no presépio e se fez a substituição das figuras de José, Maria, o Menino Jesus, os reis magos e os pastores pelas figuras do dia-a-dia daquele tempo: a lavadeira, a leiteira, o soldado, o pastor, o pescador, o moleiro e outras figuras de profissões que, agora, já não existem. Também se colocavam os animais que andavam, naqueles tempos, pela cidade como como burros, ovelhas, bois e cavalos.


Na cascata é imprescindível, e sempre em lugar de destaque, a figura do São João que deve encimar a cascata sanjoanina.


A presença da água e do São João estão ligados ao batismo de Jesus por São João Baptista.



Relembrada a história e a origem das cascatas sanjoaninas, viva o São João!


Feliz São João para o Porto, para Almada e para todas as vilas, aldeias e cidades onde se celebra, dia 24 de junho, este Santo bonito... bem bonito que ele é!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Equipa do Wi-Fi da RFM canta "...Equipa do Wi-Fi da RFM canta "Ninguém, Ninguém" com Marco PauloRODRIGO GOMES, DANIEL FONTOURA E JOANA CRUZ ESTIVERAM NO PROGRAMA "ALÔ MARCO PAULO" E FORAM DESAFIADOS A CANTAR NO KARAOKEmaisCom os combustíveis sempre a a...Com os combustíveis sempre a aumentar, há quem experimente cada vez mais as boleiasO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS NÃO PÁRA DE SUBIR EM PORTUGAL E, COM ISSO, COMEÇAM A SURGIR ALTERNATIVAS. HÁ QUEM EXPERIMENTE CADA VEZ MAIS AS BOLEIASmaisÉs capaz de encontrar  um elef...És capaz de encontrar um elefante nesta imagem? Testa o teu cérebro!APENAS 1% DAS PESSOAS CONSEGUE RESOLVER ESTE DESAFIO. SERÁ QUE TU ÉS UMA DELAS?maisDe férias para Espanha? Fazer ...De férias para Espanha? Fazer xixi no mar ou na praia vai dar multaA MULTA PARA QUEM FIZER XIXI NA ÁGUA OU NO AREAL PODE IR ATÉ AOS 750 EUROSmaisGeorgina Rodríguez homenageia ...Georgina Rodríguez homenageia bebé que não sobreviveu ao partoA MODELO ESPANHOLA E O JOGADOR DE FUTEBOL ESTAVAM PRONTOS PARA SEREM PAIS DE GÉMEOS, MAS SÓ UM DELES SOBREVIVEUmaisNoble faz revelação: "Nem ao p...Noble faz revelação: "Nem ao padre confessei isto!"NOBLE ESTEVE NO CAFÉ DA MANHÃ DA RFM E REVELOU QUE ARRASTOU O SEU AMIGO PADRE ZÉ MANEL PARA ALGO QUE NÃO ESTA PROPRIAMENTE DE ACORDO COM A LEImaisApós escolta de seguranças no ...Após escolta de seguranças no Rock in Rio Lisboa, Cristina Ferreira justificou-seA DIRETORA DE ENTRETENIMENTO E FICÇÃO DA TVI ESTEVE NO ROCK IN RIO LISBOA E FOI ACOMPANHADA POR VÁRIOS SEGURANÇASmaisIr a um festival sozinho não t...Ir a um festival sozinho não tem de ser um problema e estas dicas vão ajudar-teNÃO DEIXES DE VER OS TEUS ARTISTAS PREFERIDOS SÓ PORQUE NÃO TENS COMPANHIAmaisJosé Avillez é o primeiro port...José Avillez é o primeiro português a vencer estrela Michelin no DubaiQUE GRANDE CONQUISTA PARA JOSÉ AVILLEZ! A ESTRELA MICHELIN FOI ATRIBUÍDA AO SEU PRIMEIRO RESTAURANTE INTERNACIONALmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top