RFM - Só Grandes Músicas

Porque é que o sol é tão importante nas nossas vidas?

SE DÚVIDAS HOUVESSE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SOL, A CIÊNCIA ESCLARECE

Jéssica Santos


Estamos naquela que é a estação do ano predileta de muitas pessoas. O verão chama por férias, sol, praia, dias longos, passeios... (podíamos ficar aqui o resto do dia a enumerar as coisas boas que o verão nos dá).



É hora de passear, fazer churrascos, ir a praias desertas, ou então optar pela piscina de familiares e amigos.



Qualquer que seja o programa, o sol é a personagem principal. Essa que é a estrela do sistema solar e da vida de muitos de nós. É ver uns raios de sol a despontar e saímos logo à rua.



O sol tem um papel fundamental na nossa vida e é capaz de influenciar o nosso estado de espírito, ou não fossemos nós portugueses, que, na falta de vitamina D, já achamos o mundo um lugar sombrio.


Mas vamos aos factos. Porque é que o sol é tão importante para o ser humano?


  • O sol aumenta os níveis de cálcio no organismo, o que é importante para o fortalecimento dos ossos e articulações;

  • Ajuda a prevenir doenças como osteoporose, doenças cardíacas, autoimunes, diabetes e cancro, principalmente no cólon, mama, próstata e ovários, pois reduz os efeitos da transformação das células;


  • Melhora a qualidade do sono, pois a luz do sol ajuda a regular o ciclo do sono.


Além disso, a falta de luz solar pode levar a uma depressão sazonal - também designada por desordem afetiva sazonal – que está relacionada com as mudanças de estação. Acontece sempre na mesma altura do ano: começa no outono, prolongando-se pelo inverno.

A luz é capaz de influenciar o nosso relógio biológico. Quando existe uma baixa de luminosidade, há uma quebra na produção de serotonina - um neurotransmissor do cérebro, conhecido como a hormona da felicidade, que afeta o humor. E quanto menos serotonina, maior a tendência para a tristeza e depressão.

Se dúvidas houvesse sobre a importância do sol, a ciência esclarece.



No entanto, é importante frisar o reverso da medalha: o sol em excesso também pode ser prejudicial. Não descures o uso do protetor solar e faz horário de bebé - apanha sol até às 11h e depois das 16h.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Melgas e mosquitos... porque é...Melgas e mosquitos... porque é que uns são mordidos e outros não?AS MELGAS DEFINEM OS SEUS ALVOS A PARTIR DO TIPO DE SANGUE, DO ODOR CORPORAL E ATÉ DO ÁLCOOL INGERIDOmaisIsto ou aquilo? Afinal, o que ...Isto ou aquilo? Afinal, o que é que os portugueses preferem?UM INQUÉRITO FEITO AOS PORTUGUESES TEM ESTA E OUTRAS RESPOSTASmaisClube francês cria polémica ao...Clube francês cria polémica ao referir-se a Portugal como «país de Salazar»O CLUBE FRANCÊS STADE DE REIMS ANUNCIOU O EMPRÉSTIMO DO JOGADOR KOFFI AO PAÇOS DE FERREIRA E REFERIU-SE A PORTUGAL COMO "PAÍS DE SALAZAR"maisNavio de cruzeiro colidiu com ...Navio de cruzeiro colidiu com um iceberg e as imagens são impressionantesCERCA DE 2 MIL PASSAGEIROS, A BORDO DE UM CRUZEIRO, FORAM SURPREENDIDOS POR UM ICEBERG, PERTO DA HUBBARD GLACIERmaisFoi a última superlua do ano e...Foi a última superlua do ano e as imagens são incríveisNA MADRUGADA DESTA SEXTA-FEIRA, O CÉU ILUMINOU-SE COM A ÚLTIMA SUPERLUA DO ANO. UM POUCO POR TODO O MUNDO, HOUVE QUEM NÃO PERDESSE ESTE ESPETÁCULO E AS IMAGENS SÃO IMPRESSIONANTESmaisJosé Malhoa é acusado de grava...José Malhoa é acusado de gravar videoclipe em igreja sem autorização e de "profanação"NO NOVO VÍDEO DE JOSÉ MALHOA, O ARTISTA SURGE NO EXTERIOR E NO INTERIOR DE UMA IGREJA, EM OVAR, MAS A PARÓQUIA NÃO GOSTOU E DIRIGE-LHE ACUSAÇÕESmaisOceana Basílio realiza sonho a...Oceana Basílio realiza sonho antigo e inscreve-se na Universidade com a filhaAOS 43 ANOS, OCEANA BASÍLIO VAI PASSAR A CONCILIAR O TRABALHO DE ATRIZ COM A UNIVERSIDADEmaisVê aqui os palpites errados pa...Vê aqui os palpites errados para o barulho em jogoVEM AÍ UM BARULHO NOVO. É DESTA QUE ACERTAS?maisBombeiros salvam cão em pânico...Bombeiros salvam cão em pânico com o fogo na Serra da EstrelaA SERRA DA ESTRELA ESTÁ A ARDER HÁ SEIS DIAS. O INCÊNDIO JÁ CONSUMIU 10 MIL HECTARES DO PARQUE NATURALmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top