RFM - Só Grandes Músicas

16 dicas para fazeres um presépio incrível em casa

SEGUE ESTAS DICAS E FAZ O TEU PRESÉPIO EM CASA

Ana Margarida Oliveira


Está na altura de fazermos o presépio! Uns são maiores, outros mais pequenos, alguns têm apenas as fiuras principais, outros são cenáriso garndes, com pontes, rios e casas. Certo é que, no Natal, quase todas as casas têm um presépio, como também muitas empresas, lojas e centros comerciais.

o presépio é, na verdade, o único "cenário" da História que reproduzimos em casa.


A RFM deixa-te algumas dicas para o fazeres sem te esqueceres de nada.


1. Escolher o sítio certo para o presépio

Escolhe o sítio em casa onde queres fazer o presépio com cuidado.

Na sala, em cima de uma mesa, no hall, no chão, num local onde se possa ver bem, mas onde esteja resguardado, sobretudo se tiveres crianças pequenas ou animais em casa, como gatos e cães.

Todo o cuidado é pouco. Normalmente quando cai uma figura não fica nenhuma de pé...

Se quiseres criar um monte ou dois, no presépio, amachuca papel de jornal e pinta de castanho, cinzento ou verde. Em alternativa, podes cobrir os montes com folhas de papel de seda destas cores.

Se possível, escolhe um local na tua casa perto de uma tomada, para poderes acender um candeeiro ou colocar uma luz perto. Desta forma, o teu presépio fica iluminado e mais bonito. Na verdade, deve ser o centro das atenções, nas tuas decorações de Natal.


2. A proporção é fundamental

Não te esqueças da proporção entre as figuras! Não ponhas uma ovelha maior do que o pastor ou um rei mago maior do que o camelo.

Atenção a essa escala e ao contexto também! Se optaste por fazer um presépio tipicamente português, põe as figuras do presépio português: a lavadeira, o moleiro a puxar o burro com o saco de farinha em cima, o moinho, a fonte e a igreja. Tenta não misturar escalas e contextos diferentes nos presépios. Se tiveres, por exemplo, um presépio tipicamente alentejano, neste caso, não convém misturares as figuras com outras de outro género de presépio, como aquele que reflete o ambiente de Belém, na Palestina.


3. A manjedoura ou a cabana

A seguir, vem a manjedoura, a cabana ou a gruta, ou seja, propriamente o centro do teu presépio, o local onde Maria teve o seu bebé. Podes comprá-la, mas também a podes fazer com bocados de madeira ou com cartolina ou com outros materiais. Pode ser uma boa atividade em família ou com os amigos. É ver até onde vai a criatividade de cada um! A vantagem da cartolina ou do papel é que a podes pintar, dando-lhe o ar de cabana ou de manjedoura. Deixa a tua imaginação voar até Belém, onde Jesus nasceu, para que se pareça com o ambiente daqueles tempos!





4. Musgo

Agora vem o musgo. Pode ser sintético ou verdadeiro. O que se apanha no campo é sempre o mais real - e um bom programa em família ou entre amigos - mas o outro fica bem também. Deixa uns carreirinhos, no meio do musgo, para pores areia que é para o caminho dos 3 reis magos. Nesta altura, podes ir buscar uma bússola para veres onde é o oriente, porque os 3 magos vieram do oriente... Depois de encontrares o oriente na tua sala, colocas o Belchior, o Baltazar e o Gaspar a caminhar com as costas voltadas para o oriente, em direção à cabana. Não ponhas os reis magos muito em cima da cabana porque eles só lá chegam no dia 6 de janeiro.


5. Areia

A areia é muito importante para dar realidade ao teu presépio. Para além de ser o caminho dos reis magos, é o acesso dos pastores e de outras figuras até à manjedoura. Podes ir buscar areia à praia, ao campo ou comprar e há de várias cores em diversas lojas.





6. Estrela

Agora é a vez da estrela. Põe mesmo por cima da manjedoura. Se conseguires, coloca uma luz ou um candeeiro atrás da estrela, o mais escondida possível, para parecer que brilha mesmo, que foi o que aconteceu na noite de Natal. Apareceu uma estrela muito brilhante no céu e indicou o sítio onde o menino Jesus nasceu.


7. Anjo

Não te esqueças de pôr um anjo em cima da manjedoura onde está o menino Jesus. Costuma pôr-se um anjo em cima da manjedoura para guardar Maria, José e o menino Jesus. Este anjo representa o anjo Gabriel que levou a Maria a notícia que ia ter um bebé, cerca de 9 meses antes. Aliás, anjo significa mensageiro.


8. Maria

Chegou a altura de pores Maria.

Maria é a mãe mais importante do Mundo.

Quando uma mulher é mãe é como se uma parte dela passasse a viver no filho e foi o que aconteceu com Maria.


9. José

Agora, José.

Na cabana, põe José dando a sua direita a Maria. É com esta posição que José deve estar nos presépios. Um cavalheiro! Aliás, só um homem bom como José podia ser o pai do menino Jesus e o marido de Maria. O pai e o homem sempre presente, em quem se confia e com quem se pode sempre contar.

Também é interessante ver como esta família é tão atual... há pais que, não sendo os pais verdadeiros, aceitam e amam as crianças como se fossem mesmo os seus filhos. Um grande homem o S. José.



10. Jesus

O centro do presépio! É interessante ver que os nossos presépios formam, com as figuras, uma espécie de círculo com o centro em Jesus. Tudo se coloca à volta de Jesus e direcionado para Ele.

O menino Jesus nasceu numa manjedoura onde habitualmente estão animais. Esta manjedoura ficava em Belém, onde José e Maria estavam para o recenseamento que os romanos pediram à população e Ele acabou por nascer ali, porque as casas e as estalagens de Belém e arredores estavam cheias, dada a afluência de população para se recensearem.




11. Pastores

Há uma figura que não te podes esquecer de pôr no presépio que é o pastor e que representa os vários pastores que, na noite em que Jesus nasceu, caminharam até Belém.

Os pastores correspondiam, na altura, aos sem-abrigo de hoje. Eram pobres e simplesmente seguiam os rebanhos, sem casa e sem terra.

Na altura, foram os primeiros a visitar Jesus.

Põe então o pastor ou os pastores no teu presépio... assim bem à frente, porque foi deles a primeira visita.


12. Ovelhas

Agora, são as ovelhas que tens de pôr no teu presépio. Se há pastores, há ovelhas. Põe algumas a pastar no meio do musgo e duas ou três à frente do menino Jesus a olhar apara ele.

É bom pôr no presépio uma ovelha negra no meio das branquinhas. É muito mais real assim, porque a ovelha negra representa o traquinas que há em todas as casas. Afinal praticamente todas as famílias têm um turbulento conhecido pelas travessuras que faz.

Se não encontrares nas lojas, simplesmente pinta uma das ovelhas, mas não deixes de a pôr!



13. Burro

Agora falta pôr o burro. O burro está no presépio porque era o animal que transportava Maria nesta viagem até Belém para o recenseamento. E serviu de transporte e de aquecimento ao menino Jesus, na manjedoura.


14. Vaca

A vaca representa, no presépio, todos os animais que estão nos estábulos. Serviu também para aquecer o menino Jesus e os pais, uma espécie de aquecimento central.

É preciso deixar espaço para eles dentro da manjedoura para não ficarem escondidos nos fundos do presépio. O lugar da vaca e do burro é um lugar de bastidores muito importante e, por isso, devem estar visíveis.



15. Reis Magos

Os reis magos vão a caminho de Belém atrás da estrela e só lá chegaram a 6 de janeiro.

Os reis têm cores diferentes, Belchior, Baltasar e Gaspar, porque representam as 3 raças que na altura se conheciam.

Belchior é o representante da raça europeia, Gaspar o representante da raça asiática e Baltasar o representante da raça africana.

Também se diz que Belchior descendia de Jafé, Gaspar descendia de Sem e Baltasar de Cam.

Jafé, Sem e Cam eram os 3 filhos de Noé e representavam as 3 partes do Mundo. Quando os 3 reis magos caminhavam para Belém iam em representação dos 3 povos que, então, se conheciam: o povo asiático, o europeu e o africano.



16. Presépio tipicamente português

Se optares por um presépio português, há figuras que são indispensáveis. O presépio tradicional tem figuras da vida portuguesa, mesmo sabendo que não existiam há dois mil anos, na Palestina.

Não te esqueças da lavadeira, do moleiro a puxar o burro, do moinho, da fonte e da igreja, dos porcos, das galinhas, de uma banda com músicos a tocar, entre outras figuras míticas.

Sim, é verdade que o porco está nos presépios tipicamente portugueses, tal como o polícia, o marinheiro, os músicos e o castelo... e há outra particularidade: as figuras têm todas uma base verde.



E há finalmente a versão presépio nórdico! Cheio de neve e frio!



Feliz Natal, com o presépio mais bonito do mundo, em tua casa!


  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top