RFM - Só Grandes Músicas

13 locais em Portugal mais visitados por estrangeiros do que por portugueses

ESTES LUGARES SÃO NORMALMENTE MAIS PROCURADOS PELOS ESTRANGEIROS QUE VISITAM PORTUGAL DO QUE POR PORTUGUESES

Ana Margarida Oliveira


Andar de barco no Rio Tejo e no Douro

Os lisboetas vivem com o Tejo a seus pés, porém, são poucos os que usufruem do rio! O mesmo é válido para o Porto e para Gaia. O rio Douro mesmo ali e, se calhar, só é atravessado pelas pontes.

Com exceção de todos aqueles que fazem a travessia do rio, em catamarans ou cacilheiros, diariamente como transporte público, não são muitos os alfacinhas ou almadenses que usufruem do nosso maravilhoso rio. A verdade é que há inúmeras possibilidades para se passear no rio, embarcações de todos os géneros, atividades para todos os gostos, durações várias e, o mais importante, com preços diversos. Refira-se que há passeios no rio Tejo que são muito em conta!! Procura, informa-te e desfruta de um passeio no Tejo! É que a cidade vista do rio é absolutamente fascinante!


O mesmo em relação ao rio Douro. Quem vem de fora marca um passeio no Douro, maior ou mais curto - há ofertas diversas - e delicia-se com as vistas deslumbrantes para o Porto e para Gaia e das margens incríveis, subindo o rio, mas quem é morador possivelmente vai adiando este passeio lindíssimo.

Um fim de semana prolongado pode ser altura de fazeres uma destas mini viagens pelos rios Douro e Tejo... ou pelos dois.




Foz d'Égua

É de uma beleza mística sem igual, rodeada por uma natureza em estado puro… Podia ser o cenário de histórias encantadas de duendes como O Hobbit.

Fica na freguesia de Piódão. Procura e escolhe um fim de semana para relaxares e visitares a zona!



Reservatório da Patriarcal

O reservatório da Patriarcal fica exatamente por baixo do jardim do Príncipe Real. Isto significa que, muito provavelmente, já andaste em cima do reservatório sem saber o que verdadeiramente estava por baixo dos teus pés!

Foi construído entre 1860 e 1864 para distribuir a água pela cidade e, depois, foi desativado nos anos 40 do século XX. Agora, é um museu muito procurado pelos estrangeiros que visitam Lisboa, maravilhados com um reservatório de água enorme, construído no século XIX, por baixo de um jardim, no Príncipe Real.

Incrível! Se puderes, marca na tua agenda!




Ver a cabeça de Diogo Alves

Foi, que se saiba, o primeiro serial killer de Lisboa!

A cabeça do famoso assassino do Aqueduto das Águas Livres está conservado em formol. Sim, é verdade!! É creepy, estranho, inusitado, mas - imagine-se - muito visitado pelos estrangeiros que vêm a Lisboa, sobretudo depois da imagem se ter tornado viral, também pelas semelhanças que aparenta com o vocalista dos Radiohead.

A cabeça de Diogo Alves está no teatro anatómico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É um pouco assustadora, mas, se te atreveres, pode ser um local a visitares, em breve.




Torre dos Clérigos

Um exemplo espetacular do estilo barroco, tal como ouvimos na escola, ergue-se imponente esta torre no centro do Porto, mesmo ali… só que provavelmente ainda não a visitaste. Já os estrangeiros não perdem por nada a possibilidade de subir à Torre dos Clérigos.

Com mais de 75 metros de altura, começou a ser construída em 1754 e ficou pronta, com a colocação da cruz de ferro no topo, em 1763.

São 225 degraus que tens de subir para, no cimo, te deliciares com uma vista absolutamente deslumbrante sobre a cidade do Porto.

Em 2022, tenta subir à Torre dos Clérigos! Não podes perder esta visita, bem como também a do museu e da igreja que compõem o complexo dos Clérigos.



Terraço da Basílica da Estrela

Sabias que a Basílica da Estrela tem um terraço? Pois tem! Precisas de subir 112 degraus (a entrada é paga) para gozares mais uma das muitas vistas privilegiadas sobre a cidade. A partir de lá, vês o jardim da Estrela, o rio Tejo e um mar de telhados alfacinhas. Os estrangeiros não perdem esta visita. E tu, já la foste? Nem sabias que existia? Sabemos que são para lá de 100 degraus para subir, mas exercício e boas vistas, tudo junto, é sem dúvida uma das características de Lisboa! Põe na tua agenda para 2022!




Esplanada do Castelo de São Jorge

É o monumento mais visitado do país. São muito mais os estrangeiros a entrarem no castelo altaneiro da capital do que portugueses. Esta é uma verdade! Quando vamos a outros países, visitamos tudo e no nosso nem por isso. Pensamos que um dia o faremos e adia-se sempre! 2022 pode ser o ano para ires ao Castelo de São Jorge. Para além de te maravilhares com a vista deslumbrante a partir das muralhas, sobre a cidade, ainda podes ficar até ao sol se pôr, ao cair da noite, na esplanada do castelo ou simplesmente perto das muralhas, contemplando.

Para quando a tua visita, em 2022?

Vais ficar a perceber porque é que o D. Afonso Henriques decidiu conquistá-lo. Aquela vista tinha de ser portuguesa!!




Visitar a Casa dos Gessos

Também não sabias da existência deste sítio? Os estrangeiros que visitam Lisboa não só sabem que existe como fazem questão de visitar!

A Casa dos Gessos fica no Museu Militar e é lá que estão os moldes em gesso que serviram para a produção da estátua de D. José I e do seu cavalo, que estão no Terreiro do Paço, ainda o molde também em gesso da estátua de Sousa Martins, no Campo Mártires da Pátria, e a de Afonso Albuquerque, na Praça do Império (Belém). Estão lá 12 figuras, todas em gesso, que serviram de moldes a estátuas.

Põe na lista das visitas!




Cemitério dos Prazeres

Este não é, por todas as razões, um local de visita ou de passeio preferencial para os lisboetas. Os estrangeiros, porém, procuram este espaço com frequência e há razões para isso! O cemitério dos Prazeres tem edifícios diferentes, impressionantes, grandes e, na verdade, dignos de uma visita. Por outro lado, os Prazeres têm uma das maiores concentrações de ciprestes da Europa, uma visita espetacular sobre o Tejo e ainda o incrível mausoléu, com a estranha pirâmide, de D. Pedro de Sousa Holstein, Duque de Palmela.

O cemitério dos Prazeres tem visitas guiadas e comentadas. Fica o desafio! Parece que, para os estrangeiros, é um dos locais na lista de sítios a visitar durante a sua passagem pela capital.




Loriga

Diz-se que o nome está ligado à saia de malha, feita de correias e couros usada pelos guerreiros medievais. Há quem lhe chame também a Suíça portuguesa… Certo é que o cenário bucólico encaixa na perfeição no nosso imaginário de contos de fada e é perfeito para uma escapadinha, em 2022.

Fica no Parque Natural da Serra da Estrela, onde tens à disposição várias unidades hoteleiras de todo o género e excelentes sítios para comeres. Procura, marca e visita para fazeres um destes dias.



Andar no elétrico 28

Tirando todos os alfacinhas que o têm de apanhar para irem de casa para o trabalho e daqui de regresso ao lar, ao final do dia, o mítico 28 não é procurado por portugueses, mas muitíssimo por estrangeiros. Para além de fazer um percurso por ruas lisboetas dignas de passeio, era este o elétrico que o Fernando Pessoa apanhava para se dirigir de onde morava, em Campo de Ourique, ao escritório, na Baixa, e de volta a casa.

O percurso do elétrico 28 começa no Martim Moniz e acaba em Campo de Ourique e, para os estrangeiros, a visita a Lisboa fica claramente incompleta sem um passeio no elétrico 28. Faz este trajeto um destes dias. Não te vais arrepender!




Visitar a casa Museu Amália Rodrigues

É certamente para conhecer a “estranha forma de vida” que o Museu Amália Rodrigues é tão visitado pelos estrangeiros que vêm até Lisboa. Lá está, de novo, o museu do maior ícone do fado português que os lisboetas não procuram muito, mas os estrangeiros sim! Quem lá vai embebe-se do ambiente, das vivências e do fado da Amália como em quase mais nenhum lugar da cidade, numa espécie de viagem ao mundo da grande fadista.

Como o museu é a própria casa onde Amália viveu, visitá-la é bem mais do que andar num museu, é conhecer e experienciar a própria vida da fadista. Uma visita a fazeres em breve, em Lisboa.




Cristo Rei

É uma daquelas situações: visitas tudo o que podes, quando vais ao estrangeiro, subiste certamente ao Cristo Redentor, se já foste ao Rio de Janeiro, e ao cristo Rei, aqui mesmo em Portugal e à beira de Lisboa, provavelmente ainda não subiste!

O Cristo Rei, em Almada, está a 215 metros acima do nível do mar e oferece uma vista incrível! Foi construído como agradecimento a Deus por Portugal não ter entrado na 2ª Guerra Mundial e inaugurado em 1959.


Fica aqui o desafio para juntares esta visita à tua lista de lugares a ir em 2022!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
6 dicas para manteres a casa s...6 dicas para manteres a casa sempre fresca nos dias quentes que vêm aíSÃO DICAS SIMPLES, QUE VÃO DEIXAR A TUA CASA SEMPRE FRESCA, E NÃO TÊM INFLUÊNCIA NA CONTA DA LUZmaisCarolina Deslandes faz desabaf...Carolina Deslandes faz desabafo: "Comecei a namorar e passei a ser libertina, sem noção e desequilibrada"A ARTISTA PARTILHOU COM OS SEUS SEGUIDORES ALGUMAS DAS CRÍTICAS QUE RECEBEU AO LONGO DA SUA CARREIRAmaisComo estão os alunos portugues...Como estão os alunos portugueses? Tristes, deprimidos, irritados e nervosos revela estudoESTUDO REVELA COMO ESTÃO ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE 17 FACULDADES E INSTITUTOS DA UNIVERSIDADE DE LISBOAmaisSnoop Dogg partilha vídeo vira...Snoop Dogg partilha vídeo viral de Marcelo Rebelo de Sousa e portugueses ficam eufóricosO VÍDEO MOSTRA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA A APERTAR VIGOROSAMENTE A MÃO A VÁRIOS JOVENS E FOI GRAVADO EM 2019maisJunho começou com novo barulho...Junho começou com novo barulho em jogo. Vê aqui os palpites errados"QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" - ESTÁ ENCONTRADO O BARULHO LANÇADO NO DIA 1 DE JUNHO DE 2022maisHerman José invade o palco do ...Herman José invade o palco do Coliseu dos Recreios para abraçar John CleeseFOI UM MOMENTO INSÓLITO E INESPERADO, TANTO PARA A PLATEIA BEM COMO PARA JOHN CLEESE, QUE ATUOU NO COLISEU DOS RECREIOS, EM LISBOAmaisJogador português salva crianç...Jogador português salva criança autista na festa do Manchester CityJOÃO CANCELO AJUDOU UMA CRIANÇA AUTISTA QUE SE PERDEU DO PAI NO DIA EM QUE O MANCHESTER CITY CONQUISTOU A PREMIER LEAGUEmais"Já disse que me chamava Eunic..."Já disse que me chamava Eunice Muñoz", revela a atriz Custódia Gallego à RFMCUSTÓDIA GALLEGO E JOÃO LAGARTO ESTIVERAM NO WI-FI DA RFM E JOGARAM AO "TAPA NA CARA"maisApós concerto em Braga e Lisbo...Após concerto em Braga e Lisboa, Dua Lipa passeia com Ana Moura e prova pastéis de nataA CANTORA INTERNACIONAL APROVEITOU UNS DIAS DE FOLGA PARA CONHECER E PASSEAR POR LISBOAmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top