RFM - Só Grandes Músicas

Estes 6 objetos tornam a tua internet mais lenta em casa

SE TENS PROBLEMAS COM A TUA INTERNET AQUI FICAM BOAS DICAS PARA OS TENTARES RESOLVER


Quantas vezes já passaste pela situação de estares em casa e a ligação à internet é lenta ou nem sequer se faz?


Ter uma boa ligação à internet é importante e basta alterares algumas coisas em casa para que a tua conexão melhore drasticamente. A ligação do teu dispositivo ao router pode estar a ser impedida por alguns objetos que tens em casa.


E, por isso, fica a saber que há seis coisas que podes fazer e que vão melhorar significativamente a velocidade do Wi-Fi, tal como mostrou o site Ekonomista.


Como funciona a ligação à internet?


Os routers emitem ondas de radiofrequência que se propagam até chegarem ao dispositivo conectado à internet. Este dispositivo transmite ondas de volta para que haja uma troca de informação que permite o acesso à internet.


Estas ondas quando se propagam encontram obstáculos que atrasam o sinal de ligação entre o router e o dispositivo, atrasando a velocidade do Wi-Fi. Além disto ser incómodo é, muitas vezes, prejudicial para aqueles que estão em teletrabalho.


No caso do exterior, os prédios, as árvores ou até mesmo as condições meteorológicas são o suficiente para enfraquecer a tua ligação ao Wi-Fi. Em casos extremos como trovoada ou chuva forte, a tua conexão à internet pode tornar-se impossível.



Deste modo, é fulcral que haja o mínimo de interrupções do sinal do router. Portanto, o melhor é colocá-lo num bom local e afastado de objetos.


O que podes fazer para melhorar a tua ligação à internet


1. Móveis

Colocar um router num local aberto para que os sinais transmitidos por este não encontrem objetos é o primeiro passo para minimizar interferências na ligação à internet. Quanto mais exposto estiver o router, melhor será o sinal emitido por este.


Se o router estiver tapado ou atrás de objetos, a tua ligação ao Wi-Fi será significativamente afetada.


2. Paredes

A grande dimensão de uma casa não ajuda. Pior ainda é se o sinal do router tiver que atravessar várias paredes, ainda por cima se forem feitas de gesso ou cimento ou ainda cobertas por azulejos. Caso isto aconteça na tua casa, as interrupções na ligação à internet vão ser constantes.


3. Espelhos e objetos de metal

Espelhos e outros materiais que tenham metal são os principais responsáveis por mais perdas de sinal, uma vez que este é o principal absorvente de ondas de radiofrequência.


O metal é muito utilizado como condutor de eletricidade e magnetismo devido à sua facilidade na absorção de ondas.


4. Janelas

O vidro, a madeira e outros materiais sintéticos são os que menos interrupções nos sinais causam.


No entanto, quando falamos de janelas duplas, onde o objetivo é isolar o som e a temperatura, o sinal do Wi-Fi sofre igualmente.


No caso de teres uma vivenda que tenha uma porta de vidro duplo para o exterior, hás-de reparar que a tua ligação à internet lá fora é pior. O que acontece é que o vidro duplo não deixa passar a maioria das ondas emitidas pelo router.


5. Tecnologias sem fios e eletrodomésticos

Com o avanço das tecnologias e da possibilidade de eletrodomésticos comunicarem entre si via wireless (sem fios), a sua comunicação afeta, também, o teu acesso à internet.


O facto de eles utilizarem a mesma frequência operativa do router faz com que haja uma sobrecarga do sinal, tornando a tua ligação à internet lenta.


O mesmo acontece com frigoríficos, microondas e fornos que não só são feitos de metal, como também têm um campo eletromagnético que interfere com o Wi-Fi.


6. Aquários

A água dos aquários é um grande obstáculo aos sinais do router.


Isto porque a água é dos materiais naturais com mais capacidade de bloqueio de ondas de radiofrequência. Ainda que bloqueie menos ondas do que o metal, a água não deixa de ser uma grande adversidade à qualidade da tua ligação à internet.


Quais são os melhores sítios para colocares o router e para teres uma melhor ligação à internet?

Deves tentar evitar tudo o que foi referido nos seis passos anteriores para minimizar as interferências com estes objetos e materiais. Depois, se puderes colocar o router perto do teto melhor. Terás menos interferências no sinal e uma potencialidade maior de Wi-Fi.



Deves tentar também colocar o router no centro da tua casa, de maneira a que este emita um sinal forte para as várias divisões da tua casa. Ainda assim, se pretenderes ter um sinal melhor numa divisão do que noutra, deves colocar o router nessa mesma divisão.


Se houver zonas com um sinal mais fraco do que noutras e o router tiver antenas, podes utilizá-las para fortalecer o sinal na direção onde as apontares. Assim, podem intensificar a força do sinal do router para a direção que desejares.


Por fim, podes comprar um wireless bridge. O que isto faz é captar o sinal recebido pelo router numa outra divisão da tua casa que não a mesma do router. Depois, o dispositivo reenvia este sinal para as proximidades, fortalecendo a ligação ao Wi-Fi onde a sua receção é mais fraca.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Sabias que estes saquinhos têm...Sabias que estes saquinhos têm várias utilidades? Não os deites foraOS SAQUINHOS COM CRISTAIS QUE ENCONTRAS NAS CAIXAS DOS SAPATOS NOVOS TÊM MAIS UTILIDADE DO QUE IMAGINASmaisEstá aí um novo barulho com um...Está aí um novo barulho com um prémio acima dos 38.000€ Vê aqui os palpites errados!O PRÉMIO RECORD ESTÁ ENTREGUE! PAULO TAVARES DESCOBRIU QUE O BARULHO EM JOGO ERA O DE ABRIR UM ESCADOTE. GANHOU!maisDiretora de escola mostrou est...Diretora de escola mostrou esta estátua aos alunos, os pais fizeram queixa e acabou a demitir-seOS PAIS REVELARAM QUE OS ALUNOS FICARAM "PERTURBADOS" AO VER A ESTÁTUA "DAVID", DE MIGUEL ÂNGELOmaisEsta francesinha pesa cinco qu...Esta francesinha pesa cinco quilos e tem 3 bifes, 6 hambúrgueres e muito mais. Quem conseguir comê-la não pagaQUEM CONSEGUIR COMER ESTA MEGA FRANCESINHA EM MENOS DE UMA HORA NÃO PAGA E AINDA GANHA 250 EUROSmaisJornalista faz direto na escol...Jornalista faz direto na escola do filho depois de tiroteio e o momento em que o reencontra é emocionanteA JORNALISTA DA FOX NEWS ALICIA ACUNA NÃO CONSEGUIU CONTER AS LÁGRIMAS AO VER QUE O FILHO SE ENCONTRAVA BEMmaisGeorgina Rodríguez é criticada...Georgina Rodríguez é criticada, após revelar a forma como obriga os filhos a comerA MODELO ESPANHOLA FOI A UM PROGRAMA PROMOVER A NOVA TEMPORADA DA SUA SÉRIE E ACABOU A FAZER CONFISSÕES SOBRE OS SEUS FILHOSmaisSabes qual é a capital da músi...Sabes qual é a capital da música ao vivo? A RFM esteve lá!A RFM ESTEVE EM AUSTIN, NO FESTIVAL SOUTH BY SOUTHWEST E CONHECEU AS ESTRELAS DA MÚSICA DOS PRÓXIMOS ANOS!maisPior preço garantido: a nova p...Pior preço garantido: a nova paródia do Café da Manhã da RFMO CAFÉ DA MANHÃ DA RFM DEU VOZ À INDIGNAÇÃO QUE MUITOS PORTUGUESES SENTEM QUANDO VÃO ÀS COMPRASmaisEd Sheeran vai lançar álbum ap...Ed Sheeran vai lançar álbum apenas após a sua morteESTE É UM DOS OBJETIVOS DE ED SHEERAN QUE ESTÁ A TRABALHAR EM CINCO ÁLBUNS E UM OUTRO QUE SÓ SERÁ LANÇADO QUANDO MORRERmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top