RFM - Só Grandes Músicas

Sabes qual é a capital da música ao vivo? A RFM esteve lá!

A RFM ESTEVE EM AUSTIN, NO FESTIVAL SOUTH BY SOUTHWEST E CONHECEU AS ESTRELAS DA MÚSICA DOS PRÓXIMOS ANOS!

Teresa Lage


Nesta cidade há concertos em supermercados, igrejas, tuk tuks , em todos os pátios, rooftops, jardins e ruas!

Amy Winehouse já aqui cantou no pátio da sociedade inglesa de autores, Norah Jones deu, num destes bares, em 2002, um dos seus primeiros concertos, sentada em cima de uma lista telefónica para chegar melhor ao piano, Sebastian Yatra era ainda um cantor latino quase desconhecido quando atuou nesta cidade…

A RFM esteve em Austin, a capital da música ao vivo, no festival South by Southwest e conheceu as estrelas da música dos próximos anos!



É aqui, todos os anos, em Austin, no Texas, a capital da música ao vivo, no festival South By Southwest (SXSW) em março, que podemos conhecer de perto muitos dos músicos que, poucos anos ou meses depois, vão entusiasmar multidões por todo o mundo!

Ao longo de uma semana, a cidade enche-se de música com concertos de mais de 1400 bandas, nos locais mais inesperados: do rooftop de um supermercado ao altar de uma igreja!



Há concertos todo o dia, nos pátios dos milhares de cafés, bares e restaurantes, hotéis, jardins, nos tuk tuks, nas esquinas das ruas, nas lojas de discos e nas salas do centro de conferências. Aí são também discutidas as novas tendências da música, a forma como ela continua a chegar ao seu público e muito mais!



Austin é o verdadeiro paraíso para quem goste de música e de conhecer os novos talentos que continuam a nascer, a cada dia, em todo o mundo.

As principais publicações norte americanas de música têm também aqui os seus palcos. No palco da gigante "Billboard", o lindíssimo Waterloo Park, onde muitos ouviram pela primeira vez Sebastian Yatra, este ano, milhares de pessoas vibraram com o novo músico, também colombiano, Feid.

Foi neste festival que muitos viram, pela primeira vez, num jardim Amy Winehouse e que, anos depois, Dua Lipa se deu a conhecer


 


Clica em cima e ouve Feid, Ric Wilson, Brooke Combe, Thee Sacred Souls, Micah Edwards e Georgia Lines.

De tudo o que vi, estes são alguns dos nomes de que tenho a certeza vamos voltar a ouvir falar!



Foi nesta verdadeira festa da música, na cidade decorada de guitarras, em que Willie Nelson dá nome a uma rua e em cujos clubes, como o "Antone’s", já tocaram BB King e Muddy Waters que, de 14 a 18 de março, tive o privilégio de conhecer de perto músicos que vão seguramente encher muitas salas e estádios nos próximos anos.



Não vou esquecer a poderosa atuação da carismática escocesa Brooke Combe no pátio da "British Music Embassy", a voz aveludada de Madison McFerrin, filha de Bobby (“Don’t Worry Be Happy”) McFerrin, depois de uma trovoada tropical, numa igreja presbiteriana, o groove de Ric Wilson que nos fez dançar, à hora de almoço, no terraço do supermercado "Whole Foods", a magnífica banda de Micah Edwards, no primeiro andar do "Coopers", um dos mais famosos restaurantes de barbecue da cidade, da garra e talento da neozelandesa Georgia Lines no pequeno bar surrealista "Esther’s Follies" da 6th street, e do soul dos... Thee Sacred Souls que encheram o "Empire Garage", um barracão na baixa da cidade.



Foi um privilégio partilhar os primeiros momentos das carreiras de músicos como Feid que transformou o jardim da "Billboard" numa festa de verão e privar com veteranos que aqui atuam também, às vezes de surpresa, como Anderson .Paak, os New Order ou Alok e os velhos companheiros de Rita Lee, Os Mutantes que dividiram o palco do pátio do Hotel Vegas com seu conterrâneo Rogê, o músico e compositor carioca que já tocou com Jack Johnson e, em Austin, levou ao rubro o público, só com a ajuda do seu violão e de um percussionista .



David Fonseca e The Gift sabem do que falo porque já aqui atuaram e, este ano, a portuguesa Surma deu em Austin 2 concertos.

O mais fascinante deste festival é vivermos, durante uma semana, numa cidade onde não há rua sem música, desde as 10 da manhã até de madrugada… e todos trabalham, sempre com a música no coração, para receber todos os anos os cerca de 300 mil participantes do SXSW, nesta verdadeira capital de música ao vivo!


Obrigada Música no Coração!

(Fotos e videos Teresa Lage)

  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top