RFM - Só Grandes Músicas

Não guardes estes objetos no teu sótão!

O SÓTÃO É AQUELE SÍTIO ONDE CABE TUDO E MAIS ALGUMA COISA... A VERDADE É QUE NEM TODOS OS OBJETOS DEVEM IR PARA LÁ!

Madalena Costa


O sótão... aquele sítio "longínquo", onde vamos acumulando e acumulando objetos e, na maioria das vezes, tralha que esperamos que, um dia, se arrume por magia.


Apesar de ser um local em que se guarda de tudo um pouco, sejam livros antigos e cadernos da escola, mobília, roupa que já não serve, mas que, um dia, pode dar jeito, álbuns de fotografias, aparelhos eletrónicos, entre tantos outros objetos, o sótão pode não ser o melhor local para guardares tudo o que te aparece à frente.



É importante saberes que, no sótão, existem objetos que não se dão bem com as variações de temperatura, a humidade e a sujidade. E, por vezes, por lá reúnem-se as condições ideais para surgirem bichos, insetos e até ratos!


Por isso, faz um bom uso do teu sótão e fica a saber que objetos não deves guardar lá, de acordo com o E-konomista.


1. Livros, cadernos e papéis variados

É certo que, para quem lê muito e gosta bastante de livros, é difícil arranjar um sítio que dê para acomodar todas as coleções.

No entanto, o sótão não é o sítio ideal para isso, uma vez que, por lá, podem surgir insetos e bichos que vão destruir, literalmente, os teus livros, cadernos e papéis diversos. Além disso, podem ficar ainda com mofo e bolor.


2. Álbuns de fotografias

Provavelmente, já não tens assim tantos álbuns de fotografias porque tudo agora é guardado no telemóvel ou no computador. No entanto, os álbuns são um clássico e, de certeza, que existem alguns aí por casa.

Só que o ideal é não guardá-los no sotão devido às variações de temperatura e à humidade que podem danificar as fotografias.



3. Mobília de madeira

Cadeiras e mesas antigas, um espelho ou um aparador... Tudo tem lugar no sótão com a esperança de que, um dia, possa voltar a integrar a decoração!

Se queres preservar esses objetos o melhor é mantê-los longe do sótão, onde, mais uma vez, a humidade e a temperatura podem dilatar, inchar e rachar a madeira.


4. Carpetes e tapetes

Por vezes, queres mudar a decoração de tua casa e, provavelmente, uma das coisas que retiras são os tapetes. Leva-los para o sótão com a ideia de, dali a uns meses, voltares a usar.

No entanto, podem lá ficar meses e meses ou até anos! Fica a saber que os materiais dos tapetes e carpetes não se dão lá muito bem no sótão. Provavelmente, quando os fores buscar, vais dar de caras com algumas traças ou insetos.


5. Roupa

Guardas a roupa dos teus filhos para, mais tarde, recordar ou para, quem sabe, se tiveres outro bebé voltares a usar?!

A verdade é que, até mesmo bem acondicionada em sacos ou caixas, a roupa pode ficar danificada com a humidade. Também o pó que, muitas vezes, se acumula no sótão pode entranhar-se nas peças e estragá-las. Já para não falar das traças que também podem fazer das suas...

O mesmo se aplica a vestidos e fatos de casamento que, com o tempo, podem ficar amarelados, desbotados e danificados.

O idela será guardares a roupa numa caixa debaixo da cama, onde é possível controlar a temperatura do ar, ou então doar, vender ou dar.



Agora que já conheces que alguns objetos não devem ir parar ao sótão, é melhor dares uma volta ao teu! Acredita que, se tiveres estes cuidados, é muito provável que os teus objetos não se estraguem com tanta facilidade...


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Cão não larga o dono durante i...Cão não larga o dono durante internamento no hospitalQUANDO O DONO ESTEVE INTERNADO, O SEU CÃO PERMANECEU JUNTO À CAMA DO HOSPITALmaisMulher lamenta ter sido mãe e ...Mulher lamenta ter sido mãe e explica porquêMÃE ARREPENDE-SE DE TER TIDO FILHOS E CULPA QUEM NÃO A AVISOUmaisHomem trepa prédio para salvar...Homem trepa prédio para salvar família de chamas e é apelidado de heróiCHAMADO "HERÓI DE SEVILHA" PELA IMPRENSA ESPANHOLA, ESTE HOMEM ARRISCOU A PRÓPRIA VIDA PARA SALVAR A DOS OUTROSmaisRecorde: o cão mais velho do m...Recorde: o cão mais velho do mundo é português e nem vais acreditar na idade deleÉ PORTUGUÊS, CHAMA-SE BOBI E FOI CONSIDERADO ESTA QUINTA-FEIRA, PELO GUINNESS WORLD RECORDS, O CÃO MAIS VELHO DO MUNDOmaisCristina Ferreira vai ao Parla...Cristina Ferreira vai ao Parlamento pedir para se regularem redes sociais e certos sitesA APRESENTADORA E DIRETORA FALOU SOBRE ALGUNS COMENTÁRIOS DE QUE É ALVO E PEDIU A CRIAÇÃO DE UMA ENTIDADE REGULADORA DAS REDES SOCIAISmaisÁrbitra portuguesa pela 1ª vez...Árbitra portuguesa pela 1ª vez no torneio das Seis NaçõesÉ A PRIMEIRA VEZ QUE UM ÁRBITRO PORTUGUÊS ESTÁ NO TORNEIO DE RUGBY MAIS ANTIGO DO MUNDO, AS SEIS NAÇÕES, E É UMA MULHERmaisMulher concorre para vaga em c...Mulher concorre para vaga em café e é-lhe dito que o único requisito é o seu decoteUMA JOVEM, QUE ESTAVA À PROCURA DE EMPREGO, FOI ABORDADA POR MENSAGEM POR UM RECRUTADOR QUE LHE PEDIU FOTOGRAFIASmaisAnitta garante que vai deixar ...Anitta garante que vai deixar o mundo da música para ser atrizA ARTISTA REVELOU, NUMA ENTREVISTA, QUE JÁ RECEBEU VÁRIOS CONVITES PARA INTEGRAR O ELENCO DE FILMESmaisNovo barulho em jogo, novos pa...Novo barulho em jogo, novos palpites errados. Vê tudo aquiO "QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" TEM NOVO BARULHO A PARTIR DE HOJE. O ÚLTIMO NINGUÉM ACERTOUmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top