RFM - Só Grandes Músicas

Guardas panelas no frigorífico? Não o faças!

HÁ RISCOS ASSOCIADOS QUANDO GUARDAS PANELAS NO FRIGORÍFICO

Jéssica Santos


Fazes sopa e a seguir o que fazes com a panela? Colocas no frigorífico ou metes a sopa em recipientes e lavas a panela? Se a probabilidade de a tua resposta ser a primeira é alta, então isto é para ti. Ainda que seja muito cómodo colocar os alimentos cozinhados no frigorífico dentro da própria panela ou tacho, este hábito traz alguns riscos associados, avança o site Loop.


1 - Os metais das panelas podem penetrar nos alimentos

Panelas de metais como cobre e alumínio não são revestidas para proteger e armazenar alimentos e pode resultar na sua contaminação. E isto pode trazer riscos para a nossa saúde. O ideal é optares por panelas de aço inoxidável, de cerâmica ou de barro.



2 - As panelas podem não evitar a contaminação e deterioração dos alimentos

Por norma, as panelas não têm tampas herméticas porque a sua função principal não é o armazenamento de comida. Por isso, mesmo que cubras a panela com uma tampa, a sopa, por exemplo, pode não ficar bem vedada, o que pode resultar numa contaminação cruzada. Isto porque se cria um ambiente húmido, ideal para o crescimento de bactérias, e, além disso, os alimentos também podem absorver odores do ambiente e ficarem contaminados.




3 - A qualidade e o sabor dos alimentos podem ser afetados

Armazenar alimentos dentro de panelas também pode significar a alteração do sabor dos alimentos. As panelas de alumínio, quando estão em contacto com alimentos ácidos, como o tomate, podem contaminá-los e alterar o seu sabor.



4 - Podes danificar as panelas

Guardar panelas no frigorífico também pode danificar as próprias panelas. O armazenamento prolongado de alimentos salgados ou ácidos em panelas pode causar corrosão no metal, reduzindo a sua durabilidade. Além disso, panelas de ferro fundido podem enferrujar, se forem expostas à humidade do frigorífico.



  • Partilha:

Artigos Recomendados
O "Que barulho é este, na RFM?...O "Que barulho é este, na RFM?" já voltou! Mesmo a tempo do Natal!O JOGO QUE COLA OS OUVINTES À RÁDIO ESTÁ DE VOLTA. MESMO A TEMPO DO NATALmaisApós críticas, ativista climát...Após críticas, ativista climática defende o direito a "usar uma roupa gira"SOPHIA KIANNI, UMA JOVEM CONSELHEIRA CLIMÁTICA DA ONU, É CRITICADA PELA ESCOLHA DE ROUPA NA CIMEIRA DO CLIMAmaisA forma como os jogadores do J...A forma como os jogadores do Japão deixaram o balneário, depois do jogo com a Alemanha, está a dar que falarOS JAPONESES ESTÃO A DAR QUE FALAR, NESTE MUNDIAL, E NÃO É SÓ POR TEREM GANHO À ALEMANHA ESTA QUARTA-FEIRAmaisPolvo prevê o resultado do pri...Polvo prevê o resultado do primeiro jogo de Portugal no Mundial 2022PORTUGAL ESTREIA-SE, ESTA QUINTA-FEIRA, NO MUNDIAL 2022. ATÉ LÁ, FAZEM-SE PREVISÕES E APOSTAS NO RESULTADO!maisO Mundial de Futebol está aí e...O Mundial de Futebol está aí e a RFM e a Galp já estão preparadasNA RFM VAMOS VIBRAR COM OS JOGOS DA SELEÇÃO NACIONAL NO ESTÚDIO ESTÁDIO GALP RFMmaisSe tens dificuldade em ter con...Se tens dificuldade em ter conversas difíceis, estas dicas são para tiESTES SÃO OS SEIS PASSOS QUE TE PODEM AJUDAR NUMA CONVERSA DIFÍCILmaisAdeptos japoneses apanham lixo...Adeptos japoneses apanham lixo no fim do jogo no MundialESTÁ A CIRCULAR UM VÍDEO EM QUE ADEPTOS JAPONESES RECOLHEM LIXO, NO FIM DO JOGO QATAR-EQUADOR, SEM NINGUÉM LHES TER PEDIDO AJUDAmaisSegunda, dia 28, David Carreir...Segunda, dia 28, David Carreira festeja 10 anos de carreira na RFMDAVID CARREIRA CONTOU CONTIGO PARA APAGAR AS VELAS DE 1O ANOS DE CARREIRA. DIA 28 CONVIDÁMOS-TE A ACOMPANHAR A EMISSÃO ESPECIAL RFM DAS 6 ÀS 20H, NOS ESTÚDIOS DE DAVID E NA RFMmaisApós derrota da Argentina no M...Após derrota da Argentina no Mundial do Catar, surgem memes hilariantes que envolvem Cristiano RonaldoA ARGENTINA SAIU DERROTADA NO PRIMEIRO JOGO QUE TEVE NO MUNDIAL DO CATAR E, CLARO, A INTERNET REAGIUmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top