RFM - Só Grandes Músicas

Dicas simples para poupar nas despesas sem afetar a qualidade de vida

POUPAR NÃO TEM DE ALTERAR A TUA QUALIDADE DE VIDA. HÁ PEQUENAS DESPESAS QUE PODES CONTROLAR E QUE VÃO FAZER A DIFERENÇA

Jéssica Santos


Está na hora de apertar (mais uma vez) o cinto. É algo a que, infelizmente, estamos habituados. E se poupar requer método, organização e disciplina, também requer alguma criatividade. Há formas de poupar e sem perder a qualidade de vida? Sim e pode ser mais fácil do que aquilo que pensas.



1 - Monitorizar os gastos

Não há forma de poupares sem gerires o dinheiro e as tuas despesas - e com alguma margem para os imprevistos. Cria uma tabela de Excel - tens várias já feitas e que podes usar - e aponta todos os teus ganhos e gastos ao longo do mês para teres uma visão geral e controlo sobre o teu dinheiro.



2 - Planeia os gastos maiores

Quase toda a gente sabe a altura em que vai de férias, ou quando é Natal ou quando alguém faz anos. Por isso, tenta antecipar os custos que podes ter com estas épocas e compra as coisas com alguma antecedência. A probabilidade de sair mais barato é maior e permitirá fazer uma melhor gestão do dinheiro.



3 - Substitui as idas aos restaurantes por outras coisas

Comer fora é um hábito muito apreciado pelos portugueses, mas na hora de poupar é necessário reduzi-lo. Isso não significa que tenhas de ficar em casa. Porque não começar a fazer mais piqueniques? Ou almoços ou jantares de amigos em casa? Vais ver que no final do mês a tua carteira agradece. No trabalho, substitui o hábito de ir comer fora pela famosa marmita. Não só consegues ter uma alimentação mais saudável, como tens oportunidade de ter um tempo de lazer com os teus colegas de trabalho.





4 - Pesquisa e informa-te

Não compres nada por impulso e faz uma grande pesquisa do produto em questão. Não só podes encontrá-lo mais barato, como podes também optar por outros produtos que possam ter as mesmas funcionalidades e que sejam até mais baratos.



5 - Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e ajuda-te a poupar

Nada como uma boa rotina de sono para melhorar a tua vida e as tuas poupanças. Poupas energia com a luz e o aquecimento no inverno e evitas aquela hora em que só apetece ir para os sites das lojas online e fazer compras por impulso.



6 - Sai de casa sem cartões e com pouco dinheiro

Nada como pagar tudo em dinheiro vivo para senti-lo a sair da carteira. Custa mais do que com um cartão, certo? Sai de casa com pouco dinheiro para não gastares muito. Depois se saíres também sem cartões não tens outro remédio senão não comprar.



  • Partilha:

Artigos Recomendados
Este café no Funchal brinca co...Este café no Funchal brinca com os pedidos de alguns clientes e já é viral no TikTokESTE CAFÉ NA MADEIRA JÁ É UM VERDADEIRO FENÓMENO NO TIKTOKmaisLuísa Castel-Branco mostra-se ...Luísa Castel-Branco mostra-se contra amamentar em público e gera discórdiaLUÍSA CASTEL-BRANCO E MARIA BOTELHO MONIZ DISCORDARAM SOBRE A NECESSIDADE DE AMAMENTAR EM PÚBLICOmaisSemana de quatro dias já chego...Semana de quatro dias já chegou a uma empresa em PortugalA SEMANA DE QUATRO DIAS ESTÁ A CHEGAR, AOS POUCOS, A PORTUGAL E COMEÇOU NUMA EMRPRESA EM TORRES VEDRASmaisPorque é que as moscas não nos...Porque é que as moscas não nos largam, este ano?AS MOSCAS NÃO NOS ESTÃO A DAR DESCANSO DE NORTE A SUL DO PAÍSmais"Diogo", o novo espetáculo de ..."Diogo", o novo espetáculo de Luís Franco-Bastos, em digressão por todo o paísO NOVO ESPETÁCULO DE LUÍS FRANCO-BASTOS, "DIOGO", É COM A RFM E ESTÁ EM DIGRESSÃO POR TODO O PAÍSmaisCatarina Furtado corta o cabel...Catarina Furtado corta o cabelo em protesto e é alvo de críticasVÁRIAS MULHERES TÊM-SE MANIFESTADO A FAVOR DOS PROTESTOS NO IRÃO E O MOVIMENTO JÁ CHEGOU A PORTUGAL. CATARINA FURTADO JUNTA-SE A OUTRAS ARTISTAS EM DEFESA DA LIBERDADE DAS MULHERESmaisImagem de Michael J. Fox choca...Imagem de Michael J. Fox choca e emociona em encontro com Christopher Lloyd37 ANOS DEPOIS DE “REGRESSO AO FUTURO”, MICHAEL J. FOX E CHRISTOPHER LLOYD JUNTAM-SE E EMOCIONAM O PÚBLICOmaisVídeo mostra limpeza impressio...Vídeo mostra limpeza impressionante aos canais de AmesterdãoIMAGINA O QUE ESCONDE O FUNDO DOS CANAIS DE AMESTERDÃO? UMA PISTA: TEM DUAS RODAS E É O SÍMBOLO DA CIDADEmaisPorque é que gostamos tanto de...Porque é que gostamos tanto de chocolate?NÃO É SÓ PORQUE É DOCE, HÁ MAIS RAZÕES QUE EXPLICAM O NOSSO GOSTO PELO CHOCOLATEmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top