RFM - Só Grandes Músicas

Estes restaurantes portugueses já servem larvas e gafanhotos

COMEÇARAM COMO APERITIVOS E AGORA JÁ SÃO SERVIDOS EM PRATOS. ÉS SERVIDO DE INSETOS?

Jéssica Santos


Estão a chegar de mansinho à nossa alimentação. Primeiro, começaram por ser comercializados em Portugal e agora há mesmo restaurantes portugueses já a inclui-los na ementa. Falamos do que? Larvas, gafanhotos e outros insetos.


São eleitos pela sua estranheza e ficam pelo sabor. Há quem os mande vir para a mesa porque sempre tiveram curiosidade de experimentarem insetos e há quem goste mesmo de comer uma salada com gafanhotos à mistura. Estes restaurantes portugueses começaram por servir insetos como aperitivos e a forte adesão das pessoas fez com que agora começassem a ser incluídos em pratos.



É sempre um risco servir insetos, mas os restaurantes Adega da Vila, em Vila do Conde, o Clandestino by Salpoente, em Aveiro, e o Carnal do Grupo 100 Maneiras, em Lisboa, decidiram assumi-lo e a decisão não podia ser a mais acertada.
Tal como contam ao Expresso, há múltiplas formas de cozinhar e servir estes insetos. Desde temperados apenas com flor de sal, salteados com orégãos e pimentão fumado, ou com molho de soja, ou usá-los até para criar molhos fermentados de larvas, ideias e criatividade não faltam na hora de cozinhar insetos.


Não torças o nariz, porque uma coisa é certa: os insetos têm um alto teor de proteína, e são uma forma mais sustentável de a consumir, são fonte de fibras, aminoácidos essenciais, vitaminas e muitos micronutrientes e feitos sem corantes, conservantes ou aromas.


  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top