RFM - Só Grandes Músicas

Em Espanha, as mulheres vão poder faltar ao trabalho por causa de dores menstruais

ESPANHA É O PRIMEIRO PAÍS EUROPEU A IMPLEMENTAR UMA BAIXA NO TRABALHO POR CAUSA DE DORES MENSTRUAIS

Jéssica Santos


Acordar com dores fortes na zona do útero, dores de cabeça fortes, náuseas ou vómitos é uma realidade para muitas mulheres. A história repete-se todos os meses e por ser algo tão recorrente é, por vezes, muito desvalorizado na sociedade. Quantas vezes já faltaste à escola ou ao trabalho por dores menstruais fortes?


Há casos em que nem os comprimidos ajudam a aliviar a dor. Por vezes, a única forma para conviver com o desconforto é estar deitada, ou em posição fetal, ou com um saco de água quente na zona pélvica, ou, em casos extremos, abraçadas à sanita a vomitar. Mas, por não ser uma dor de todos, muitas das mulheres têm de arranjar forças para prosseguir com o dia a dia. Em Espanha, as mulheres já não têm que se sentir culpadas por faltarem ao trabalho devido a dores menstruais fortes.


Espanha torna-se, assim, no primeiro país europeu a legalizar a baixa laboral por dores menstruais. Fez-se história na Europa e a esperança é que outros países, por exemplo Portugal, se deixem influenciar.



As mulheres vão poder faltar até três dias por mês ao trabalho. Segundo a imprensa espanhola, citada pelo site Expansión, há a possibilidade de estender para mais dois dias, em caso de sintomas agudos, mas com atestado médico.


Fontes governamentais indicaram que esta baixa será assumida pela Segurança Social desde o primeiro dia, pelo que não acarretará qualquer custo para as empresas. No entanto, os que defenderam esta iniciativa frisaram que esta medida abrange apenas os casos de sintomas graves como diarreia, dores de cabeça e febre - sintomas que gerariam licenças médicas se fossem causadas por uma doença.
Países como o Japão, Coreia do Sul e Taiwan, as mulheres já têm oportunidade de tirar dias em caso de dores menstruais fortes.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
"Que barulho é este, na RFM?" ..."Que barulho é este, na RFM?" Vê aqui os palpites errados"Que barulho é este, na RFM?" o jogo que está a deixar os portugueses colados à rádio. Estão 150 mil euros em jogomaisO que fazer quando não gostas ...O que fazer quando não gostas do namorado da tua melhor amiga?ARRANJAR UM NAMORADO É SEMPRE UMA MUDANÇA NA VIDA DE QUALQUER PESSOA ATÉ DOS AMIGOSmaisPapa Francisco brinca com as s...Papa Francisco brinca com as suas dores no joelho e pede "um pouco de tequila"EM RESPOSTA A UMA PERGUNTA SOBRE O SEU JOELHO, O PAPA FRANCISCO BRINCOU E DEU UMA RESPOSTA INESPERADAmaisD.A.M.A. ignoram Roberta MedinaD.A.M.A. ignoram Roberta MedinaNa rubrica do Café da Manhã "Isto Não Sai Daqui", os D.A.M.A. revelaram os muitos esquecimentos e confusões de Miguel Coimbra. Um deles, numa conferência de imprensa do Rock in Rio Lisboa, foi especialmente grave porque envolveu Roberta Medina...maisMaro é recebida com grande euf...Maro é recebida com grande euforia no aeroporto de Lisboa e emociona-seA ARTISTA QUE REPRESENTOU PORTUGAL NA EUROVISÃO FICOU EMOCIONADA AO VER TANTO APOIO, NO AEROPORTO DE LISBOAmaisGrupo de dança representa Port...Grupo de dança representa Portugal em final europeia em RomaA DANÇALFRAGIDE FOI APURADA PARA O ALL DANCE PORTUGAL EM ROMAmaisApós polémica com Pedro Porro,...Após polémica com Pedro Porro, Margarida Corceiro quebra silêncioA ATRIZ DA TVI E NAMORADA DE JOÃO FÉLIX VIU-SE ENVOLVIDA NUMA POLÉMICA COM PEDRO PORRO, JOGADOR DO SPORTINGmaisPrepara-te para temperaturas a...Prepara-te para temperaturas acima dos 35 graus e... poeirasO CALOR ESTÁ FINALMENTE DE VOLTA E AS POEIRAS TAMBÉMmaisAnastacia anuncia concerto em ...Anastacia anuncia concerto em Portugal e é com a RFMA CANTORA REGRESSA AOS PALCOS PARA CELEBRAR OS 22 ANOS DE CARREIRA E VEM A PORTUGAL, NO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2022mais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top