RFM - Só Grandes Músicas

O que fazer quando não gostas do namorado da tua melhor amiga?

ARRANJAR UM NAMORADO É SEMPRE UMA MUDANÇA NA VIDA DE QUALQUER PESSOA ATÉ DOS AMIGOS

Jéssica Santos


Lembras-te do momento em que a tua melhor amiga arranjou namorado? Esses são momentos que acabam sempre por nos marcar. Ora porque acabas por passar menos tempo com a tua melhor amiga, ora porque em certos planos a tua melhor amiga traz o namorado e será sempre uma pessoa com quem terás que conviver.

E quando não gostas dele? Como é que se diz à tua melhor amiga que não gostas da pessoa com quem ela decidiu abrir-se ao amor? Não queres dar a imagem que estás com ciúmes, nem que não queres ver a tua melhor amiga feliz. É desafiante, certo? E pode até mesmo colocar uma amizade à prova. Esta é a realidade de muitas pessoas e felizmente há formas de contornar estas situações.


1 - Tenta não ser reativa


É importante teres uma opinião fundamentada em relação aos parceiros dos teus melhores amigos, ou seja, não basta chegares ao pé dos teus amigos e partilhares a tua opinião em relação aos seus namorados se nunca falaste com eles.

"Se decidires confrontar o teu amigo, certifica-te que vais preparado com exemplos objetivos de comportamentos do seu namorado. Assim, mais facilmente o teu amigo consegue ser empático e perceber aquilo que estás a sentir", diz Danielle Forshee, psicóloga clínica, ao site Bustle.



2 - Frisa alguns aspetos positivos


Não te esqueças que é importante frisar alguns aspetos positivos do namorado da tua melhor amiga para a conversa não se tornar tão tensa. A menos que a tua amiga esteja numa relação abusiva ou tóxica, tenta dar sempre o benefício da dúvida. Depois de identificares algumas qualidades boas sobre o parceiro da tua amiga, tenta aprofundar mais a conversa.



3 - Tenta ver além daquilo que não gostas


"Os nossos cérebros procuram informações que apoiam os nossos pensamentos e crenças", diz Eileen Purdy, terapeuta, ao site Bustle. "Quando não gostas de alguém ou de algo, o teu cérebro é 'programado' para encontrar exemplos para apoiar o teu pensamento. Desafia-te a ver o namorado do teu amigo de maneiras diferentes." Assim, na melhor das hipóteses, apercebes-te que, afinal, os namorados dos teus amigos não são assim tão maus como tu pensas.



4 - Mostra-lhes um bom exemplo


A melhor forma para mudares as atitudes que mais te irritam no namorado da tua melhor amiga é mostrar-lhes outras formas de se comportarem com base no teu exemplo. Não gostas que o namorado da tua amiga esteja constantemente a falar mal das outras pessoas? Não fales mal também. Tenta mostrar que há sempre uma outra forma de estar na vida.




5 - Trabalha a amizade com o teu melhor amigo


Se há uma maneira infalível para salvar uma amizade, é trabalhar na própria amizade. "Uma maneira de manter a amizade sem entrar em conflito é passares tempo com o teu amigo e sem a presença do seu namorado", diz Forshee.

Se é raro a tua melhor amiga estar longe do seu namorado, sê sincero e diz-lhe que queres passar tempo a sós com ele. "Não precisas de fazer disso um grande problema. Basta mostrares ao teu amigo o quão importante é o tempo que passam sozinhos."



6 - Reforça os teus limites


Se depois destes esforços todos não vires melhorias nenhumas, o melhor é estabeleceres limites. "Se não te sentes à vontade para sair com o teu melhor amigo e o namorado, explica isso de forma assertiva (mas gentilmente)", diz David Bennett, especialista em relacionamentos, ao mesmo site. O mesmo para outras situações com as quais não te sintas à vontade. Isso não faz de ti um mau amigo. Simplesmente, não tens de gostar do parceiro do teu amigo.



7 - "Let it go"


Outra maneira de superar esse pequeno obstáculo na amizade é simplesmente deixar ir (não a amizade). Não percas o teu tempo e energia a pensar numa situação que não podes controlar - como esta.
"Lembra-te que não podes controlar o teu amigo e as suas escolhas", diz Bennett. Achas que o namorado do teu melhor amigo não o valoriza e que ele merecia melhor? "Aceita que o teu amigo fez uma escolha e que terá que viver com as consequências da mesma." Desta forma, o parceiro do teu melhor amigo passa a ocupar menos espaço na tua cabeça.


Todas estas situações não fazem referência a relações abusivas. Se achas que o teu melhor amigo está a passar por uma relação tóxica, tenta ouvi-lo sem julgamentos e apoia-o sempre. Mostra-lhe todos os caminhos que existem para sair dessa relação - por exemplo contactos de associações ou psicólogos. Mostra sempre que, apesar de não teres a melhor opinião sobre o namorado do teu amigo, nada vai derrubar a vossa amizade.



  • Partilha:

Artigos Recomendados
D.A.M.A. ignoram Roberta MedinaD.A.M.A. ignoram Roberta MedinaNa rubrica do Café da Manhã "Isto Não Sai Daqui", os D.A.M.A. revelaram os muitos esquecimentos e confusões de Miguel Coimbra. Um deles, numa conferência de imprensa do Rock in Rio Lisboa, foi especialmente grave porque envolveu Roberta Medina...maisMaro é recebida com grande euf...Maro é recebida com grande euforia no aeroporto de Lisboa e emociona-seA ARTISTA QUE REPRESENTOU PORTUGAL NA EUROVISÃO FICOU EMOCIONADA AO VER TANTO APOIO, NO AEROPORTO DE LISBOAmais"Que barulho é este, na RFM?" ..."Que barulho é este, na RFM?" Vê aqui os palpites errados"Que barulho é este, na RFM?" o jogo que está a deixar os portugueses colados à rádio. Estão 150 mil euros em jogomaisGrupo de dança representa Port...Grupo de dança representa Portugal em final europeia em RomaA DANÇALFRAGIDE FOI APURADA PARA O ALL DANCE PORTUGAL EM ROMAmaisApós polémica com Pedro Porro,...Após polémica com Pedro Porro, Margarida Corceiro quebra silêncioA ATRIZ DA TVI E NAMORADA DE JOÃO FÉLIX VIU-SE ENVOLVIDA NUMA POLÉMICA COM PEDRO PORRO, JOGADOR DO SPORTINGmaisPrepara-te para temperaturas a...Prepara-te para temperaturas acima dos 35 graus e... poeirasO CALOR ESTÁ FINALMENTE DE VOLTA E AS POEIRAS TAMBÉMmaisAnastacia anuncia concerto em ...Anastacia anuncia concerto em Portugal e é com a RFMA CANTORA REGRESSA AOS PALCOS PARA CELEBRAR OS 22 ANOS DE CARREIRA E VEM A PORTUGAL, NO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2022mais"The Voice Kids": concorrente ..."The Voice Kids": concorrente é surpreendido pela mãe e emociona todos os juradosA SEGUNDA RONDA DE "PROVAS CEGAS" CONTOU COM ATUAÇÕES EMOCIONANTES E COM SURPRESAS PARA OS CONCORRENTES E JURADOSmaisO Cristo que abraça Lisboa faz...O Cristo que abraça Lisboa faz 63 anos!MONUMENTO A CRISTO-REI FOI INAUGURADO A 17 DE MAIO DE 1959mais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top