Tens um jantar de amigos? Eis 5 jogos incríveis em que não precisas de nenhum material
NESTES JOGOS, SÓ PRECISAS DE MUITA CRIATIVIDADE. UMA COISA É CERTA: VAIS DIVERTIR-TE MUITO ENTRE AMIGOS
“Sábado, jantar em minha casa às 20h30.” Depois do convite feito, é hora de pensar na ementa. E, com sorte, os teus amigos querem fazer parte dos preparativos e perguntam-te se precisas de ajuda. Delegas algumas tarefas, para que o trabalho não recaia todo em cima de ti, e para não stressares com um momento tão bom como receber amigos em casa. Um trata das entradas, outro da sobremesa e outro das bebidas.
O prato principal fica, então, por tua conta. Tentas arranjar um que seja do agrado de todos e “check”. Mais um passo cumprido.
No dia do jantar, preparas tudo com antecedência, pões a mesa e caprichas nos detalhes, porque receber amigos é sempre uma ocasião especial. Tiras a loiça que só usas em momentos de festa, compras velas para deixar a casa cheirosa, um ramo de flores para dar cor ao momento e voilà. Tudo pronto.
Entretanto, a campainha toca, a sala de jantar começa a ficar composta e “vamos para a mesa”. Depois de muita conversa e comida regada com uma boa bebida, um dos teus amigos sugere: “E que tal um jogo?”.
Como é que te esqueceste deste passo? E ainda por cima não tens jogos de tabuleiro em casa. De repente, não te ocorre nenhum jogo em que não seja preciso grandes materiais? Há muita oferta de jogos em que não precisas de quase material nenhum e são igualmente divertidos. Ora vê:
1 - Fui ao mercado
É um jogo de memória e de associações mentais. O tamanho ideal do grupo é de duas a cinco pessoas.
- A primeira pessoa começa: “Fui ao mercado e comprei _____”. Por exemplo, uma revista;
- A pessoa seguinte diz o que foi dito antes e acrescenta outro produto: “Fui ao mercado e comprei uma revista e pão”;
- Pessoa três: “Fui ao mercado e comprei uma revista, pão e queijo”;
- E assim sucessivamente. Quem errar é eliminado até sobrar um vencedor.
2 - Time's Up
Chama-se "Time's Up" e vais precisar de vários pedaços de papel e de um telemóvel para usar como cronómetro. O jogo é disputado com duas equipas e em três rondas. O número de jogadores pode variar entre quatro e 12.
- Para começar: Dá três papéis a cada jogador. Cada pessoa deve pensar o nome de uma pessoa, lugar ou coisa em cada papel, dobra e coloca num saco ou chapéu para baralhar. Depois, os jogadores dividem-se em duas equipas.
- Ronda 1: A equipa 1 escolhe um jogador para tirar os papéis e tentar explicar, em dois minutos, o que está escrito sem usar as palavras que lê. O objetivo é que a equipa tente adivinhar o maior número de papéis possíveis em dois minutos.
Se a equipa não conseguir adivinhar, o jogador pode trocar de pedaço de papel. Os papéis que adivinharem são colocados de parte para contar, no fim da ronda, os pontos.
Depois joga a equipa 2 para tentar bater os pontos da primeira equipa.
- Ronda 2: Vamos chamar a esta ronda “Apenas uma palavra”. Todos os papéis são colocados de volta no saco ou chapéu e a equipa com mais pontos da última ronda começa. Desta vez, o jogador que for tirar os papéis só pode dizer uma palavra como pista. O objetivo é o mesmo que o ponto anterior: adivinhar o maior número de papéis em dois minutos.
Ronda 3: Aqui, o jogador só pode fazer mímica e as regras são semelhantes aos pontos anteriores.
Depois, no final, soma-se os pontos das três rondas e a equipa com mais pontos ganha. Cada papel equivale a um ponto.
3 - Preferias
Um clássico nos jantares entre amigos. Este jogo dispensa apresentações, mas para os mais distraídos este é um jogo em que a criatividade conta e muito. Tudo o que tens de fazer é pensar em cenários difíceis, desafiantes ou insólitos. Dás a escolher dois cenários e o jogador terá de escolher um – o melhor para ele – e justificar. Vamos jogar?
- Preferirias ter uma perna ou um cotovelo dormente durante uma semana?
- Preferias deixar de ver ou deixar de falar?
4 – Duas verdades e uma mentira
Um jogo ideal para te dares ainda mais a conhecer aos teus amigos. Tal como o nome indica, o objetivo é contar três histórias ou factos em que dois são verdade e uma mentira.
Os outros jogadores vão ter de adivinhar e se conseguires enganar toda a gente ganhas um ponto.
5 – Felizmente, infelizmente
Este é um jogo em que o objetivo é contar histórias. Aqui, tudo é possível e ganham todos.
1. A primeira pessoa apresenta uma premissa. Por exemplo: “Era uma vez dois gémeos que conseguiam ouvir sempre os pensamentos um do outro”.
2. O segundo jogador acrescenta com uma reviravolta na história. “Infelizmente, um dia, um deles ficou com a música “Baby Shark” presa na cabeça.”
3. O jogador três leva a história para melhor. “Felizmente, isso deu ao outro uma ótima ideia...” Leva a história o mais longe possível e vê quão mal, ou não, pode terminar.
Receber amigos é quase como uma arte. Poder proporcionar bons momentos e vivê-los ao mesmo tempo é das melhores coisas que podemos levar na vida. E muitos destes jogos vão ajudar-te a criar muitas boas memórias.