RFM - Só Grandes Músicas

Wordle: o jogo que um engenheiro criou para a namorada e que agora é viral

SÓ PODES JOGAR UM VEZ POR DIA E A PALAVRA É A MESMA PARA TODOS

Jéssica Santos


Wordle é um jogo de palavras que se tornou viral e guarda em si uma história de amor.

O engenheiro de software Josh Wardle ao ver que a namorada era fascinada por puzzles de letras, decidiu criar um de raíz para ela se entreter durante o confinamento do ano passado.


Josh Wardle pegou no seu apelido e fez um trocadilho, ficando com o nome “Wordle”. O jogo fez um sucesso entre a namorada e os familiares de Josh e, isso, foi o impulso que precisava para o partilhar com o resto do mundo. Mal ele sabia o que aí vinha. Em novembro, tinha 90 jogadores. Na primeira semana de janeiro, contava com 300 mil e este fim de semana alcançou o marco dos 2 milhões de jogadores.

Wordle é oficialmente um jogo viral e de certeza que já o viste nas redes sociais. Sim, as grelhas com quadradinhos verdes, amarelos e cinzentos fazem parte do Wordle.


O objetivo deste jogo é adivinhar a palavra correta. As letras, que podem fazer parte da palavra, encontram-se num teclado em baixo e, ao colocares os teus palpites, os quadrados mudam de cor.

Se aparecer a cor cinzento significa que a letra não faz parte da palavra, se for amarelo, a letra existe mas está mal posicionada e o verde significa que a letra está no sítio certo. Quando adivinhares a palavra, todos os quadrados ficam verdes e... voilà, missão cumprida! Porém, só o podes fazer em seis tentativas.



E há mais pormenores que tornam o Wordle tão diferente dos restantes jogos: só podes jogar uma vez por dia, afastando assim a possibilidade de ficares viciado, e a palavra é igual para todos os que participam no desafio, o que o torna numa espécie de competição. Depois, podes partilhar as estatísticas e resultados com os teus amigos nas redes sociais - daí as grelhas que tens andado a ver pelo Facebook e Twitter.


O melhor é que é gratuito e também já existe uma versão em português. Queres experimentar?

  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top