RFM - Só Grandes Músicas

Alerta a todos os portugueses: é preciso sangue! Reservas estão em baixo

O INSTITUTO PORTUGUÊS DO SANGUE LANÇOU O APELO PORQUE AS RESERVAS ESTÃO EM BAIXO

Jéssica Santos


O crescente aumento de novos casos de Covid-19 e de isolamentos profiláticos, em Portugal, está a provocar baixas nas reservas de sangue.

Por isso, e para que não falte sangue a ninguém, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) lançou um apelo a todos os portugueses: se reunires todas as condições para tal, dá sangue!


O país enfrenta uma "altura particularmente exigente" e é preciso fazermos frente a esta fase. Com a ajuda de todos, é possível. O teu contributo pode fazer a diferença na vida de alguém e não há maior sensação do que essa.


O Instituto revela ainda que o número de dadores de sangue tem diminuído nesta altura, muito por causa das "habituais infeções respiratórias sazonais". Este apelo é para todos os habituais dadores de sangue e também para aqueles que não dão há mais de um ano ou que nunca o fizeram. Difundir esta mensagem nunca é de mais, porque isso pode significar simplesmente a concretização de tratamentos para alguns doentes.



Todos os dias, os hospitais portugueses necessitam entre 800 a 1.000 unidades de sangue e componentes sanguíneos. E a juntar-se a este (grande) pormenor, está o facto de o sangue ter um tempo limitado de armazenamento. Vamos ajudar os hospitais e os doentes. Um pequeno gesto pode mudar a vida de um doente.


Se queres ser dador, tens de:


- ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos);

- ter peso igual ou superior a 50 kg;

- as pessoas candidatas à dádiva que tenham tido covid-19 devem aguardar 14 dias;

- as pessoas que fizeram a vacina de reforço devem aguardar sete dias, para se candidatarem novamente.


aqui o local mais próximo de ti para dares sangue. Os homens podem realizar a sua dádiva de três em três meses e, as mulheres, de quatro em quatro meses.


  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top