RFM - Só Grandes Músicas

10 dicas para travar a vontade de comer em excesso

HÁ A FOME E DEPOIS HÁ AQUELA VONTADE ENORME DE COMER (SEM NUNCA FICARMOS SACIADOS)

Jéssica Santos


Sabes aquela vontade incessante de comer sem parar? Por mais que comas, parece que nunca estás satisfeito. Estás naquele dia do mês - as mulheres entenderão? Comes para celebrar? Comes para enfrentar a tristeza? Tens desculpas para cada vez que tens vontade de comer e não propriamente fome?



Estes são hábitos difíceis de quebrar, mas há dicas para te reeducares alimentarmente. A nutricionista Jillian Kubala partilha algumas dicas, no site Health Line, para pores, finalmente, fim aos excessos.


1- Na hora de comer, livra-te das distrações


Seja a trabalhar, durante o almoço, à frente do computador ou a comer batatas fritas enquanto vês um programa de televisão, comer enquanto estás distraído é uma coisa comum para a maioria das pessoas.


Embora este hábito possa parecer inofensivo, pode fazer com que comas demais. Por isso, o primeiro passo é comeres com a atenção plena no teu prato. Nada de televisão, telemóvel, computadores, livros ou revistas.


2 – Identifica os alimentos que te fazem cometer excessos


Tenta identificar os alimentos que podem desencadear excessos e evitá-los pode ajudar-te a diminuir a vontade de comer demais.

Evita comprar esses alimentos e, na hora do snack, também conhecida por hora da asneira, prepara opções saudáveis. Desde fruta, humus com cenoura, papas de aveia ou panquecas com aveia e uma banana, as opções são muitas.


3 - Não te prives de todos os teus alimentos preferidos


Padrões alimentares restritivos que eliminam muitos dos teus alimentos preferidos podem fazer com que te sintas muito privado e limitado e mais facilmente cais na asneira de o quebrares e comeres guloseimas.

Fazer uma alimentação saudável com espaço para uma guloseima ocasional é saudável e ajuda-te a manter o foco. Nunca mais comer gelado, chocolate ou uma fatia de pizza não é realista para a maioria das pessoas.


4 – Consome alimentos ricos em fibras antes das refeições


Consumir alimentos ricos em fibras e água, antes das refeições, pode ajudar-te a sentires-te saciado. Por exemplo, comeres uma grande salada ou uma sopa, antes do almoço ou jantar, pode ser uma forma eficaz de evitar excessos.


5 - Evita comer de recipientes


Comer batatas fritas diretamente do pacote ou gelado da caixa, pode levar a que consumas mais do que as porções recomendadas.

Queres comer bolachas? Retira uma quantidade sensata e arruma logo o pacote no armário para não caíres na tentação de o comeres até ao fim. Queres gelado? Tira para uma taça, a porção que quiseres. E chocolate? Dois quadrados e voltas a colocar a tablete no seu sítio.



6 – Reduz o stress


O stress tem uma grande influência na forma como comes e pode levar, muito facilmente, a excessos. Por isso, é importante encontrares maneiras de reduzir o stress no teu dia a dia.

O stress aumenta os níveis de cortisol, uma hormona que aumenta o apetite. Alguns estudos revelam que o stress leva a compulsões alimentares, aumento de peso e à famosa vontade de comer.


7 – Estabiliza os níveis de açúcar no sangue


Comer alimentos com alto índice glicémico, como pão branco, bolachas, bolos, sobremesas, faz com que os níveis de açúcar no sangue subam e caiam rapidamente. Essa rápida flutuação de açúcar no sangue promove a fome e pode levar a excessos.

Escolher alimentos com índices glicémicos mais baixos vai ajudar-te a evitar picos de açúcar no sangue e a reduzir o excesso de comida. Feijão, aveia e arroz integral são ótimas opções.


8 - Desacelera


Comer rapidamente pode levar ao aumento de peso ao longo do tempo. A alimentação em ritmo lento está associada ao aumento da saciedade e à diminuição da fome e pode servir como uma ferramenta útil para controlar os excessos.

Mastiga bem os alimentos e sente bem o sabor de cada um deles.


9 – Água, água e mais água


O consumo de bebidas açucaradas às refeições pode levar a excessos. Um estudo concluiu que os adultos que bebiam bebidas açucaradas às refeições consumiam 7,8% mais alimentos do que os adultos que consumiam água às refeições.


10 – Pratica uma alimentação consciente


Adotar técnicas de alimentação consciente é uma das melhores maneiras de evitar excessos. O que é que isso significa? Uma alimentação consciente enfatiza a importância de te concentrares no momento e estares ciente dos pensamentos, emoções e sentidos, enquanto comes.

Esta é uma maneira eficaz de reduzir os comportamentos de compulsão alimentar. Como é que começas a praticar esta dica? A comer mais devagar, a dar pequenas mordidas, a mastigar bem, a apreciar a comida. São práticas simples que podem fazer toda a diferença.



O mais importante, neste processo e também o mais difícil, é quebrar velhos hábitos e começar a implementar novas rotinas na tua vida. Prepara refeições, introduz alimentos mais saudáveis na tua alimentação, mantém-te longe dos doces, bebe muita água e pratica, sempre que possível, estas dicas. É tudo uma questão de voltares a educar o teu palato e mudares a forma como olhas para a comida. Como isto é um tema que também está muito relacionado com a parte emocional, não descartes a hipótese de procurar a ajuda de um profissional.


  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top