RFM - Só Grandes Músicas

Concertos que "meteram água"... ou vinho e uma luta entre flauta e batuta – os “Vietnams” das bandas

A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA MELHOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS... QUISEMOS SABER QUAL FOI O PIOR CONCERTO DE TODOS OS TEMPOS DE ALGUMAS DELAS

Teresa Lage


Dia 25 de Novembro, para encerrar a primeira fase da eleição da "Maior banda pop portuguesa de todos os tempos", reunimos no auditório da RFM 3 membros de grandes bandas a votação e o manager de alguns dos músicos atualmente com maior sucesso.

Este foi o segundo RFM Sumeet sob o tema “Bandas: uma espécie em vias de extinção?”, moderado por Daniel Fontoura com Teresa Lage e em que tivemos o prazer de ouvir as histórias e opiniões de Miguel Cristovinho dos D.A.M.A., uma das bandas de maior sucesso dos últimos anos, Rui Pregal da Cunha dos Heróis do Mar, o grupo que, nos anos 80, marcou e mudou a história da música em Portugal, Tó Zé Brito, intérprete, compositor, produtor, editor, atual administrador da Sociedade Portuguesa de Autores e membro de bandas como os Gemini, Quarteto 111, Green Windows, Pop Five Music Incorporated e ainda Pedro Barbosa, manager de músicos como Miguel Araújo, Bárbara Tinoco, Quatro e Meia, entre outros.



Numa animada conversa, transmitida em direto no Facebook e no Youtube da RFM, em que quem acompanhava nas redes sociais também teve direito a fazer perguntas, ficámos a conhecer histórias hilariantes vividas pelas bandas destes 4 convidados e ainda quais os momentos mais marcantes da vida das bandas de cada um. Os inesquecíveis “Vietnams” (ou segundo Rui Pregal da Cunha – as “Guinés”) de cada grupo. Vê o vídeo e acompanha a história na integra, ao minuto!

Qual é a terra onde os Heróis do Mar não querem voltar, quem foi o maestro com quem José Cid lutou e o palco de que os Azeitonas, se calhar, não se lembram?


Vê tudo aqui: RFM SUMEET: Bandas: espécie em vias de extinção? - Parte 2


Não consigo passar pelo Pinhal Novo!

Na história dos Heróis do Mar, o Pinhal Novo terá sempre um lugar muito especial…

Neste “RFM Sumeet”, Rui Pregal da Cunha, vocalista dos míticos Heróis do Mar, levou-nos de volta a 1982, para nos contar como foi o pior concerto da banda.

Rui Pregal da Cunha (41'08") "Nós temos 8 anos juntos, estávamos sempre juntos. Acabávamos de ensaiar, 8h por dia, depois púnhamo-nos a fazer brainstorms sobre o que é que íamos dizer nas entrevistas, o que íamos vestir naquele videoclip, era uma coisa super conjunta.

Eu não consigo passar pelo Pinhal Novo. Quando passo pela placa que diz "Pinhal Novo" fico sempre assim "tchee"! É o pior concerto dos Heróis do Mar... Tínhamos acabado de sair de estúdio de gravar o "Amor"... e foi a primeira vez que o ouvimos num "PAzão" e esse concerto correu tão tão mal, tão mal!

Foi com os GNR. Lembro-me de o Vitor Rua andar com uma T-shirt que tinha a cara do Marco Paulo, até me lembrei disso. Correu tudo mal. O Paulo não teve as guitarras afinadas 1 segundo, estava sempre a partir cordas, começou a chover, apanhávamos choques... Aquilo foi tudo assim um susto.

Pinhal Novo foi a minha Guiné. Cada vez que passo lá reeeec!"



O baterista filipino e maestro japonês que cumprimentava José Cid

Para Tozé Brito o “Vietnam" do Quarteto 1111 foi, em 1971, no Japão

TóZé Brito (43'.40'') “Nós fomos ao Japão em 1971 representar Portugal com o Quarteto. Era uma tournée de 3 meses e o Michel, o baterista que era piloto da Tap não tinha possibilidade de ter tantas férias. Então partimos os 3 sozinhos e contratámos, através da Emi lá no Japão, um baterista. Arranjaram-nos um baterista filipino para tocar connosco que não acertava uma. Subimos para o palco e a canção era terrível, era complicadíssima. Chamava-se “She’s 34”.

"A canção era complicada e o Zé Cid enganou-se. E estávamos a tocar com uma orquestra de 52 elementos atrás. Ele enganou-se, começou a cantar uma parte completamente ao lado e eu comecei a cantar por cima dele, com quanta força tinha, para o corrigir. Estava a ouvir a orquestra atrás a ir por um caminho e nós a irmos por outro!"

E o Zé ficou convencido que a orquestra toda se tinha enganado! E com a flauta que ele tocava durante a canção virava-se para trás, furioso e o maestro que era japonês quando ele se virava para trás, achava que era um comprimento e fazia-lhe uma vénia e o Zé com a flauta na mão oferecia-lhe “porrada”.

"E quanto mais “porrada” lhe oferecia mais ele agradecia."

"Eu estava para morrer já não sabia o que havia de fazer. O meu "Vietnam" foi este."



Um concerto que meteu água ... ou melhor, vinho!

Para Pedro Barbosa, ex manager dos Azeitonas, o concerto mais complicado foi há 7 anos em Beja.

Pedro Barbosa (50'10") "Vietnam" ocorre-me uma gira dos Azeitonas pra aí há 7 anos, uma passagem de ano em Beja.

Eu tinha um torneio de futebol que conciliava com a agenda do vocalista Marlon que tinha sido pai nesse dia. Então íamos sair mais tarde, chegar em cima da hora... e chegámos mesmo em cima da hora do concerto.

É pá, o concerto começa e era cada um para o seu lado! E eu perguntei ao técnico de som "O que é que se passa?" E ele respondeu “Pedro não há como dizer isto de outra forma, eles estão todos bêbados, estiveram a beber o dia todo!”. Era cada um para o seu lado, um som desastroso e tínhamos o vocalista que tinha ido comigo e que estava completamente sóbrio a perguntar:“O que é que se passa aqui?”.

"A malta dos Azeitonas sempre foi de beber um copo e tal mas era chegar ao palco e sempre “deliver!"

"Os primeiros temas foram desastrosos, a malta a encontrar-se, depois lá foram afinando e a coisa foi-se compondo."



Esta foi uma conversa cheia de histórias e ainda temos muitas por contar.


Fica atento e entretanto vota num dos 10 finalistas da "A maior banda pop portuguesa de todos os tempos"!



  • Partilha:

Artigos Recomendados
Qual é a fórmula mágica para c...Qual é a fórmula mágica para compor uma canção de sucesso? Descobre aqui.A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS, A RFM REUNIU MÚSICOS E PRODUTORES PARA DESCOBRIR COMO É QUE SE ESCREVE UMA MÚSICA DE SUCESSO, SE O TALENTO ENGANA E SE A FAMA É UM POLVO MALUCO.maisQual é para ti a maior banda p...Qual é para ti a maior banda pop portuguesa de todos os tempos? Dia 25 de Novembro tivemos mais uma noite cheia de histórias na RFM!A PRIMEIRA FASE DA VOTAÇÃO TERMINOU DIA 25 DE NOVEMBRO COM O SEGUNDO "RFM SUMEET", EM DIRETO NO FACEBOOK E YOUTUBE DA RFM FOI MAIS UMA CONVERSA CHEIA DE HISTÓRIAS COM TOZÉ BRITO, MIGUEL CRISTOVINHO, RUI PREGAL DA CUNHAmaisA maior banda pop portuguesa d...A maior banda pop portuguesa de todos os tempos! Vota aqui na tua preferida!A RFM QUIS ELEGER A MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS E CONTOU CONTIGO. DESCOBRE DIA 5 QUAL É, PARA TI, A MAIOR!mais"​Este gajo compôs o disco tod..."​Este gajo compôs o disco todo sozinho no quarto, falta-lhe levar uns estalos”A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA "MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS", A RFM REUNIU MIGUEL CRITOVINHO (D.A.M.A.), RUI PREGAL DA CUNHA (HERÓIS DO MAR), TOZÉ BRITO E PEDRO BARBOSA (MANAGER), NUMA NOITE CHEIA DE GRANDES HISTÓRIAS!mais"O cd da Resistência era a min..."O cd da Resistência era a minha mesinha de cabeceira” - Tiago Nogueira, dos Quatro e Meia, à RFMTIAGO NOGUEIRA DOS QUATRO E MEIA ESTEVE NA RFM, A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA “MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS”mais“O público é altamente infiel!...“O público é altamente infiel!” Vasco Sacramento à RFMO DIRETOR DA “SONS EM TRÂNSITO” PARTICIPOU NO "RFM SUMEET", A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA “MELHOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS” E SURPREENDEU-NOS COM AS SUAS HISTÓRIAS E DECLARAÇÕES.mais“Eu nunca pensei que os Delfin...“Eu nunca pensei que os Delfins fossem tão longe. Enganei-me muitas vezes” – David Ferreira à RFMA PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA “MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS A RFM REUNIU 2 MÚSICOS DE BANDAS E 2 PESSOAS RESPONSÁVEIS PELOS SUCESSO DE MUITAS BANDASmais"A Resistência acontece por ca..."A Resistência acontece por causa de um partido político que não tem dinheiro para fechar a campanha" -Miguel Ângelo na RFMFOI ASSIM O PRIMEIRO "RFM SUMEET", NO ARRANQUE DA ELEIÇÃO DA "MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS".maisA canção dos Beatles que Paul ...A canção dos Beatles que Paul McCartney escreveu em PortugalNO NOVO LIVRO PAUL MCCARTNEY “THE LYRICS”, O MÚSICO CONTA COMO ESCREVEU A LETRA DE UM DOS SEUS MAIORES SUCESSOS, EM PORTUGALmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top