RFM - Só Grandes Músicas

Fica a saber o que muda a partir de 1 de dezembro

PORTUGAL ENTROU ESTA QUARTA-FEIRA, 1 DE DEZEMBRO, EM ESTADO DE CALAMIDADE. VÊ AQUI O QUE MUDA

Jéssica Santos


Esta quarta-feira, 1 de dezembro, Portugal entrou em estado de calamidade. O que é que isso significa? Algumas restrições. Se não estás a par ou estás confuso com tantas alterações, não te preocupes. Reunimos tudo o que precisas de saber a partir de amanhã:


Onde é que tenho de usar máscara?


A máscara volta a ser novamente obrigatória em todos os espaços fechados. Isso inclui, claro, cafés, bares, restaurantes e discotecas. Esta foi uma nova mudança. Quando foi confirmada a reabertura de discotecas e bares a partir de 1 de outubro, António Costa afirmou que não fazia sentido exigir a utilização de máscaras pelos clientes destes espaços, sendo apenas necessária a apresentação de certificado digital, que poderia ser relativo a vacinação, recuperação ou teste negativo. Agora, as regras mudaram e para estar dentro de bares e discotecas terás de utilizar máscara.


Em que situações tenho que mostrar certificado digital?


Vais ter de mostrar o certificado digital válido, em qualquer dia da semana, para entrares em restaurantes, estabelecimentos turísticos e de alojamento local, eventos com lugares marcados (como espetáculos de teatro) e ginásios.


E se não tiver certificado digital válido?


Caso não estejas vacinado, para entrares em restaurantes, estabelecimentos turísticos e de alojamento local, eventos com lugares marcados (como espetáculos de teatro) e ginásios terás de apresentar um teste negativo.


Onde tenho de apresentar obrigatoriamente teste negativo – mesmo que tenha certificado digital válido?


Há locais que, mesmo que tenhas certificado digital válido, terás de apresentar teste negativo à Covid-19. São eles lares, grandes eventos sem lugares marcados, recintos improvisados e recintos desportivos, bares e discotecas e visitas a pacientes internados em unidades de saúde.

Os testes negativos à Covid-19 serão exigidos a todas as pessoas a partir dos 12 anos.


Quando se fala em testes, quais são?


Sempre que ouvires que é exigido a apresentação de um teste negativo à Covid-19, trata-se de teste rápido realizado nas 48 horas anteriores ou teste PCR realizado 72 horas antes.


Vou voltar a trabalhar em casa?


Para já, o teletrabalho não é obrigatório. O Governo apenas recomendou o teletrabalho sempre que possível. Porém, entre 2 e 9 de janeiro, Portugal vai entrar na "semana de contenção", em que o teletrabalho vai ser obrigatório e as discotecas, bares, escolas (públicas ou privadas), ATL’s e creches estarão encerrados.


Para os viajantes que entrem em Portugal


Todos os que entrarem em Portugal, a partir de amanhã, têm de apresentar um teste negativo à COVID-19, mesmo que tenham certificado digital de vacinação, e independentemente do ponto de origem do voo ou da nacionalidade do passageiro.


Há restrições para o Natal e passagem de ano?


Não. Tudo depende do número de novos casos até lá. Se a situação pandémica se agravar, podemos vir a enfrentar novas restrições. Para já, recomenda-se que se façam autotestes antes de as famílias se juntarem em casa.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Porque é que dezembro se chama...Porque é que dezembro se chama assim?DEZEMBRO ERA O 10º MÊS DO ANOmaisEscola portuguesa vence campeo...Escola portuguesa vence campeonato mundial de hip hopTRÊS ANOS DEPOIS, A ESCOLA NEXT VOLTOU AO MESMO CONCURSO E SAIU DE LÁ COM O PRIMEIRO LUGARmaisFernando Pimenta é número 1 no...Fernando Pimenta é número 1 no ranking mundial de K1 1000 metrosO CANOÍSTA PORTUGUÊS ALCANÇOU UM FEITO HISTÓRICO NA CANOAGEMmaisGeorge Harrison deixou-nos há ...George Harrison deixou-nos há 20 anos. Foi assim, dias antes, o último encontro dos BeatlesFAZ 20 ANOS QUE O EX BEATLE GEORGE HARRISON NOS DEIXOU. DIAS ANTES, O SEU ÚLTIMO ENCONTRO COM PAUL E RINGO FOI UM MOMENTO ESPECIALmais"​Este gajo compôs o disco tod..."​Este gajo compôs o disco todo sozinho no quarto, falta-lhe levar uns estalos”A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DA "MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS", A RFM REUNIU MIGUEL CRITOVINHO (D.A.M.A.), RUI PREGAL DA CUNHA (HERÓIS DO MAR), TOZÉ BRITO E PEDRO BARBOSA (MANAGER), NUMA NOITE CHEIA DE GRANDES HISTÓRIAS!mais"A Resistência acontece por ca..."A Resistência acontece por causa de um partido político que não tem dinheiro para fechar a campanha" -Miguel Ângelo na RFMFOI ASSIM O PRIMEIRO "RFM SUMEET", NO ARRANQUE DA ELEIÇÃO DA "MAIOR BANDA POP PORTUGUESA DE TODOS OS TEMPOS".maisAnda pelas ruas de Madrid a pe...Anda pelas ruas de Madrid a pedir que lhe façam xeque-mate e oferece 100 eurosUM JOGADOR MISTÉRIO DESAFIA QUEM O DERROTAR A JOGAR XADREZmaisEunice Muñoz despediu-se dos p...Eunice Muñoz despediu-se dos palcos no dia em que completou 80 anos de carreiraAOS 93 ANOS, EUNICE MUNÕZ SUBIU AO PALCO DO TEATRO NACIONAL D. MARIA II, ONDE SE ESTREOU COM APENAS 13 ANOSmaisPortuguês cria luva para detet...Português cria luva para detetar cancro da mama e vence prémioA SENSE GLOVE PERMITE DETETAR PRECOCEMENTE CANCRO DA MAMAmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top