RFM - Só Grandes Músicas

Queres poupar combustível e não sabes como? Vê estas dicas

NUMA ALTURA EM QUE OS COMBUSTÍVEIS AUMENTAM A OLHOS VISTOS, ESTAS DICAS PODEM FAZER A DIFERENÇA NO FINAL DO MÊS

Jéssica Santos


Os preços dos combustíveis atingiram máximos nunca antes vistos.


Os portugueses acordaram, esta segunda-feira, com o preço do gasóleo e da gasolina a disparar. A gasolina aumentou 10 cêntimos por litro e o gasóleo ficou 16 cêntimos mais caro. De acordo com a "SIC Notícias", este é o 10.º aumento deste ano e aquele que vai pesar mais na carteira dos portugueses.


Enquanto não baixam, as pessoas desdobram-se em formas de poupar o combustível. Planos desmarcados, mais boleias, menos acelerador e, para os mais sortudos geograficamente, uma possibilidade pode ser atestar em Espanha.


Há mais alguma coisa que podemos fazer para poupar combustível? Sim. Não são métodos que revelam uma poupança astronómica e imediata, mas já diz o ditado “grão a grão, enche a galinha o papo”.


A hora conta


Já pensaste que a hora em que abasteces o carro pode influenciar o consumo de combustível? Dizem que sim. O site do Montepio refere que se abasteceres de manhã e à noite conseguirás comprar mais combustível e pagar menos. Isto porque como coincide com os períodos mais frescos do dia, a gasolina está mais densa.


Cuidado com o sol


Outro ponto importante é fechar bem a tampa do depósito para evitar que o combustível evapore, segundo a Razão Automóvel. E, por falar em evaporação, certifica-te também que estacionas sempre o teu carro num lugar à sombra, sobretudo, nos dias mais quentes. Um carro ao sol significa evaporação do combustível. Se não conseguires um lugar à sombra, assegura-te que o depósito do combustível fica do lado oposto àquele em que bate o sol.



Olha a pressão dos pneus


Pressão de pneus correta significa consumo baixo de combustível. É recomendável que verifiques a pressão dos pneus todos os meses, até porque também contribui para aumentar a segurança da viatura e evitar o desgaste dos pneus. Além disso, verifica periodicamente o nível do óleo, os filtros do ar e o alinhamento da direção. E tem as revisões em dia.


Ar condicionado desligado e vidros fechados


Claro que esta condição depende da temperatura que se faz sentir fora do carro. Usa o ar condicionado só quando for mesmo necessário. Opta por abrir as janelas do carro, a menos que circules a mais de 80 km/h, uma vez que a resistência do ar com os vidros abertos aumenta o gasto de combustível. Verifica também o filtro para melhorar a qualidade do ar e economizar combustível.


Atenção à bagagem


Evita encher o teu carro com coisas que sabes que, à partida, não vais usar frequentemente. Um carro mais leve significa uma condução económica.


Cuidado com a velocidade


Não só porque ter uma condução segura é importante, mas também porque evita gastos elevados de combustível. Tenta conduzir a uma velocidade o mais regular possível.

Além disso, quanto mais cedo conseguires antecipar o momento em que vais ter de travar, mais cedo consegues tirar o pé do acelerador e assim poupar combustível.



Caixa de velocidades


Saber utilizar a caixa de velocidades é meio caminho andado para poupar combustível. Segundo a Razão Automóvel, nos carros a gasolina, a faixa ideal de utilização situa-se entre as 2500 rpm e as 3500 rpm, enquanto nos Diesel esta faixa está entre as 2000 rpm e as 3000 rpm. É neste intervalo de rotações que o consumo é mais favorável à poupança. E circular com o carro em ponto morto, numa descida acentuada, não te ajuda a poupar combustível. Só com uma mudança engrenada é que o sistema corta a injeção de combustível em desaceleração.


Como vês, poupar um pouco em combustível pode estar ao alcance de todos. E lembra-te "grão a grão, enche a galinha o papo".


  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top