RFM - Só Grandes Músicas

E os nomes das tempestades de 2021/2022 são...

OS NOMES FORAM ESCOLHIDOS PELOS SERVIÇOS METEOROLÓGICOS DOS PAÍSES QUE COMPÕEM A REDE EUROPEIA EUMETNET, ONDE SE INCLUI PORTUGAL

Madalena Costa


Lá vai o tempo em que uma tempestade era só mesmo isso... uma tempestade, ainda que com a suas consequências e riscos!


De há uns anos para cá, mais especificamente em 2017, começou-se a dar nomes às tempestades ou depressões, com o objetivo de chamar à atenção da população e para diferenciar aquelas que justificavam a emissão de um aviso meteorológico.


Foi assim que estes fenómenos atmosféricos passaram a ter nomes próprios, que fazem com que as pessoas fiquem mais atentas e em alerta.



Este ano e o próximo não são exceções e, por isso, já são conhecidos os nomes das tempestades de 2020/2021, uma vez que a 1 de setembro começou a época de nomeação de tempestades que afetam a Europa.


De A a W, estes são os 21 nomes escolhidos: Aurore, Blas, Celia, Diego, Evelyn, Vlamidir, Fabio, Georgia, Hans, Isabel, Jean-Louis, Konstantina, Lucas, Marjane, Nikolai, Odalys, Paris, Rada, Stefano, Taimi, Vladimir e Wallis.



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou as designações numa nota publicada no seu site, e explicou que "é atribuído um nome a todas as depressões extratropicais que originem um aviso de vento de nível laranja ou vermelho no sistema internacional de avisos meteorológicos ou que tenha um impacto no território que mereça especial atenção de vigilância meteorológica".


O primeiro país que emite esse aviso dá o nome à depressão ou tempestade e deve informar os restantes países, que deverão manter o nome.


A atribuição de nomes a tempestades serve para “chamar a atenção da população e dos meios de comunicação para a prevenção e a salvaguarda de vidas e bens em situação de risco, melhorar a comunicação entre os serviços de meteorologia e com a estrutura de proteção civil, facilitando a monitorização e estudo de depressões ao longo do seu percurso sobre a Europa".


Os nomes foram escolhidos entre os países integrados no Grupo Sudoeste (SW Group), onde se incluem Portugal, composto pelo IPMA, AEMET (Espanha), Météo-France (França), RMI (Bélgica) e Meteolux (Luxemburgo), entre outros.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Queres cantar no próximo disco...Queres cantar no próximo disco de Noble? Fica atento ao desafio RFM Noble DuetosELES MOSTRARAM QUE SABEM CANTAR E GRAVAR UM DUETO COM NOBLE. FICA ATENTO E, A PARTIR DE DIA 15, VOTA AQUI NO TEU DUETO PREFERIDO.maisHá gostos para tudo: a nova te...Há gostos para tudo: a nova tendência para unhasAS MARCAS CHEGARAM AGORA AO MUNDO DA BELEZA E HÁ UNHAS MUITO ORIGINAISmaisMarina de Vilamoura é consider...Marina de Vilamoura é considerada a melhor marina do mundo em 2021O PRÉMIO FOI ENTREGUE PELA THE YATCH HARBOUR ASSOCIATION E CONTOU COM OS VOTOS DE VÁRIOS PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÕESmaisEm Banguecoque, os táxis trans...Em Banguecoque, os táxis transformam-se em mini hortasAS RUAS DE BANGUECOQUE VIRAM DIMINUIR O NÚMEROS DE TÁXIS A CIRCULAR NA ESTRADA, POR FORÇA DA PANDEMIA. ESTES, AGORA, GANHARAM UMA NOVA VIDAmaisFamiliares e amigos de Maria J...Familiares e amigos de Maria João Abreu inauguram edifício em homenagem à atrizA JUNTA DE FREGUESIA DO AREEIRO DECIDIU HOMENAGEAR A ATRIZ E OS SEUS FAMILIARES MARCARAM PRESENÇAmaisE vão 12 nomeações para Portug...E vão 12 nomeações para Portugal no prémio de arquitetura Golden TrezziniSÃO PROJETOS DIFERENTES, ÚNICOS E QUE TÊM UMA COISA EM COMUM: O SELO MADE IN PORTUGALmaisCristiano Ronaldo é burlado po...Cristiano Ronaldo é burlado por agente de viagens e perde 288 mil eurosA AGENTE DE VIAGENS TINHA ACESSO PRIVILEGIADO AOS CARTÕES DE CRÉDITO E RESPETIVOS ACESSOS DE CRISTIANO RONALDOmaisNestes locais a falta de gravi...Nestes locais a falta de gravidade dá lugar a fenómenos insólitos. Um é portuguêsEXISTE TODO O TIPO DE EXPLICAÇÕES PARA ESTES FENÓMENOS, MAS A FÍSICA TEM UMA MAIS PLAUSÍVEL E SIMPLESmaisPortugal acolhe atletas da equ...Portugal acolhe atletas da equipa de futebol feminino afegãUM GRUPO DE 80 REFUGIADOS AFEGÃOS CHEGOU, ESTE DOMINGO, A PORTUGALmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top