RFM - Só Grandes Músicas

Truques para "prolongares" as férias

COMO PODES CONTRARIAR A SENSAÇÃO DE QUE AS FÉRIAS PASSAM A CORRER?


Estamos em tempo de férias, das preciosas férias, das esperadas férias e, desde as mais curtas até às mais compridas, é quase inevitável acharmos que são sempre curtas.


E se há uma contagem decrescente e acelerada até ao dia em que as férias começam, depois há uma enorme vontade de travar o tempo durante as mesmas!

Certo é que o tempo passa sempre da mesma maneira, apesar das nossas sensações, e os nossos dias de férias passam num piscar de olhos e, em poucos dias, as férias acabaram e estás de volta ao trabalho!



O sentimento de que as férias passam a correr foi analisado num estudo, publicado no “Journal Of Consumer Psychology”.

De onde vem a sensação de que as férias passam depressa?


O ponto é, quanto mais desejamos um determinado evento, sejam férias, um encontro, ou outra situação que desejamos muito que aconteça, parece-nos que demora a chegar. E quando acontece, queremos que dure mais tempo e, na realidade, parece que acontece o contrário.


Tudo isso foi analisado neste estudo, que pegou no Dia de Ação de Graças, celebrado nos Estados Unidos, para questionar 510 pessoas online sobre se estavam ou não entusiasmadas para celebrar o feriado e se lhes parecia que a data estava perto.


As conclusões dizem que, quanto mais queriam celebrar o Dia de Ação de Graças, mais longe lhes parecia a data e mais curta seria a sua duração. E esta conclusão também se aplica às férias!



Uma outra questão do mesmo estudo exigiu uma avaliação de 0 a 100 sobre a distância para o início e o fim de uma viagem que os inquiridos esperavam que fosse divertida ou aborrecida. Quase metade das pessoas inquiridas afirmaram que a viagem divertida iria passar mais rápido, uma vez que seria mais agradável e prazerosa.


Para que tal sentimento - de que as férias passam a correr - desapareça, existem pequenos truques.


1. Os investigadores deste estudo aconselham as pessoas a não exagerar na relação que se cria entre o tempo de umas férias e a diversão. Isto leva-as a assumir que os acontecimentos mais divertidos, como umas férias, vão passar mais rápido do que o normal.


2. Quanto mais se anseia um acontecimento, mais ele vai demorar a chegar. A chave passa por, literalmente, dar "tempo ao tempo".


3. O truque para que as férias “durem” mais tempo é simples: focarmo-nos na sua verdadeira duração. Os investigadores afirmam que “pode parecer trivial e óbvio”, mas a realidade é que dependemos mais daquilo que sentimos do que as “medidas de tempo objetivas”. O foco deve estar na sua duração objectiva e não na sensação mental.





Portanto, a conclusão é: “quando anteciparem coisas como férias, é importante lembrarem-se de quantos dias vão durar” porque “vão aproveitar mais a experiência”, tal como explicou Selin Malkoc, co-autora do estudo, no The Conversation.

Então, tenta não pensares no fim das tuas férias. Aproveita bem os dias, goza as horas de descanso que vais ter e, se possível.


  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top