Junta-te ao projeto “Reciclar é a Nossa Praia” e ajuda o planeta

Até 24 de julho junta-te à ação “Reciclar é a Nossa Praia” e faz a diferença na saúde dos mares e dos oceanos


O bom tempo convida a sair e a relaxar. E estes momentos são momentos tão bons como quaisquer outros para poderes participar em projetos que promovam um planeta mais sustentável para todos.


Exemplo disso, é o projeto “Reciclar é a Nossa Praia”, um projeto da Novo Verde, entidade gestora de resíduos e embalagens, em parceria com a associação sem fins lucrativos Sailors for the Sea Portugal e tem o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e da RFM.


“Reciclar é a Nossa Praia” está a passar por 30 praias de norte a sul do país, com o objetivo de promover práticas mais sustentáveis junto dos veraneantes, em concreto sobre o Oceano – que é essencial para a nossa existência.


Desde 21 de junho e até 24 de julho, “Reciclar é a Nossa Praia” está a percorrer 940 kms de costa portuguesa. Começou na praia de Afife, em Viana do Castelo, e vai até à praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António. A nossa Ana Colaço fez questão de marcar presença nesta iniciativa. Não podendo ir a todas as praias, este dia 7 de julho foi à praia da Gambôa, em Peniche, e contribuiu, como tu podes contribuir, para rumarmos a um planeta mais sustentável - ajudou a limpar a praia e aprendeu, por exemplo, o que não se deve colocar no vidrão.

Reciclar é a nossa praia - 30 dias, 30 praias


Em parceria com a associação sem fins lucrativos Sailors for the Sea Portugal, a Novo Verde pretende impactar, em especial os mais jovens, sobre os comportamentos que devem adotar, de forma a evitarem que os resíduos de embalagens cheguem aos rios, lagoas e mar. Para isso, vai recorrer a diversas atividades lúdicas e interativas, de forma a passar as mensagens essenciais.


A par da componente de educação ambiental, a Novo Verde convida toda a população a juntar-se à limpeza das praias, que vai consistir na recolha de resíduos do areal. Afinal, são estes resíduos, que ficam no areal e podem acabar nos oceanos.


Sendo um projeto inclusivo, que pretende envolver todas as pessoas, qualquer pessoa pode participar. Para isso, basta dirigir-se a uma das 30 praias que integram o projeto, apresentar-se junto dos responsáveis da ação na praia, e dizer que quer participar.


Para que tudo corra da melhor forma, as ações vão contar com grupos pré-formados e convidados previamente (junto de escolas, autarquias e juntas de freguesia), mas é possível juntar pessoas a estes grupos e criar novos grupos.


Quem se apresentar para colaborar com o projeto “Reciclar é a Nossa Praia”, vai receber da organização todo o material necessário para recolha de lixo na praia (luvas, sacos, etc.).


Sendo a limpeza das praias fundamental para evitar que o lixo vá parar aos mares e aos oceanos, o projeto “Reciclar é a Nossa Praia” vai mais longe e pretende, também, educar as gerações mais novas.


Por isso, criou 4 atividades educativas para os mais novos, tendo por base o programa KELP: Kids Environmental Lessons Plan. São atividades até 45 minutos, que funcionam como um jogo interativo, através do qual é passada a informação e, por fim, feita uma reflexão.


Estas atividades vão abordar os seguintes temas:

- o lixo transforma o mar,

- quem é quem dos Oceanos;

- a acidificação dos oceanos;

- separação e reciclagem de resíduos de embalagens.


E para que o dia de atividades no projeto “Reciclar é a Nossa Praia” termine da melhor forma, para os mais novos, todas as crianças que participarem serão nomeadas guardiãs do mar.


As praias que vão acolher o projeto “Reciclar é a Nossa Praia”, e nas quais a tua participação vai ser muito bem vinda, são estas:


Viana do Castelo

21/jun – Viana do Castelo - 1. Praia de Afife

22/jun - Viana do Castelo - 2. Praia do Cabedelo


Braga

23/jun - Esposende - 3. Praia da Apúlia


Porto

24/jun - Póvoa de Varzim - 4. Praia dos Carvalhido

25/jun - Vila do Conde - 5. Praia da Árvore

26/jun - Matosinhos 6. - Praia de Leça da Palmeira


Aveiro

27/jun - Ovar - 7. Praia de Esmoriz

28/jun - Ílhavo - 8. Praia da Costa Nova


Coimbra

29/jun – Mira - 9. Praia de Mira

30/jun - Cantanhede - 10. Praia da Tocha

03/jul - Figueira da Foz - 11. Praia de Quiaios


Leiria

04/jul - Nazaré - 12. Praia da Nazaré

05/jul - Alcobaça - 13. Praia de São Martinho do Porto

06/jul - Caldas da Rainha - 14. Praia da Foz do Arelho

07/jul - Peniche - 15. Praia da Gambôa, com presença da animadora Ana Colaço, da RFM.


Lisboa

08/jul - Lourinhã - 16. Praia da Areia Branca

09/jul - Torres Vedras - 17. Praia Azul

10/jul – Mafra - 18. Praia Foz do Lizandro


Setúbal

11/jul - Almada - 19. Praia de S. João da Caparica

12/jul - Grândola - 20. Praia do Pego

15/jul - Santiago do Cacém - 21. Praia da Fonte do Cortiço

16/jul - Sines - 22. Praia de São Torpes


Beja

17/jul - Odemira - 23. Praia da Zambujeira do Mar


Faro

18/jul - Aljezur - 24. Praia da Amoreira

19/jul - Lagos - 25. Meia Praia

20/jul - Portimão - 26. Praia da Rocha

21/jul - Silves - 27. Praia de Armação de Pêra

22/jul - Loulé - 28. Praia da Quarteira

23/jul - Faro - 29. Praia de Faro

24/jul - Vila Real de Santo António - 30. Praia de Monte Gordo


Quando lá chegares, o programa que vais encontrar em cada praia, é este:

- 9h45-10h00 – preparação

- 11h- 12h30 – limpeza de praia

- 14h-16h30 – Atividades KELP


Este verão, quando pensares ir à praia, dá uma espreitadela à lista de praias que integram o projeto “Reciclar é a Nossa Praia” e planeia um dia divertido, diferente e que vai contribuir para um planeta melhor.

A Novo Verde, agradece, em parceria com a Sailors for the Sea Portugal e com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e da RFM.


  • Partilha:

Top