O selecionador “cujo nome não se pode pronunciar”

O SELECIONADOR DA EQUIPA AUSTRÍACA É ALEMÃO E TREINA-A DESDE 2017

Ana Margarida Oliveira


A seleção de futebol da Áustria é treinada desde 2017 por um alemão que tem agora 55 anos. Tirando o facto de a equipa austríaca desejar muito passar a fase de grupos, feito que apenas conseguiu no Mundial de 1992, em Espanha, há um pormenor nesta seleção que pode deixar alguns comentadores e analistas de futebol um pouco desconfortáveis quando têm de dizer o seu nome. Isto por culpa das línguas e da linguística.


As palavras têm esta particularidade conforme as línguas a que pertencem. Na língua nativa é a palavra mais normal do mundo, mas essa mesma palavra, numa outra língua, ao ser pronunciada, pode ter um “resultado” completamente diferente.


Haverá palavras em português que, em outras línguas, serão talvez pouco recomendáveis de se dizer e o contrário também é verdade. Quando isto acontece com nomes de pessoas pode ser ainda mais complicado.


Diz quem sabe russo que a palavra – que é um nome próprio em português – “Rui” é uma palavra que não se aconselha dizer em russo. É exatamente o que acontece com o nome do selecionador austríaco. O alemão que dirige tecnicamente a equipa da Áustria tem um apelido que pode ferir algumas suscetibilidades ao ponto de os comentadores terem dito que “será doravante apenas o Franco.”


Franco nasceu em Mainz, na Alemanha, em 23 de abril de 1966 e é ex-jogador de futebol. Jogou no Mainz, Kaisereslautern, Arminia Bielefeld, Saarbrücken, Bayer Leverkusen, Stuttgart, Basel, Sturm Graz e na própria seleção alemã. Franco tem um filho, chamado Sandro, que tem naturalmente o mesmo apelido do pai, e que também é jogador de futebol.


Aqui está o momento em que os comentadores decidem que "será apenas o Franco".


  • Partilha:

Artigos Recomendados
OMS apoia Ronaldo na sua prefe...OMS apoia Ronaldo na sua preferência por águaORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE DIZ ESTAR DO LADO DE CRISTIANO RONALDOmaisPogba imita Cristiano Ronaldo ...Pogba imita Cristiano Ronaldo e retira cerveja da mesa da conferência de imprensaO JOGADOR FRANCÊS SEGUIU OS PASSOS DE CRISTIANO RONALDO E RETIROU UMA GARRAFA DE CERVEJA DA MESA DA CONFERÊNCIA DE IMPRENSAmaisPor causa da preferência de Cr...Por causa da preferência de Cristiano Ronaldo por água, Coca-Cola desvaloriza 3 mil milhões de eurosCRISTIANO RONALDO TROCOU GARRAFAS DE COCA-COLA POR UMA DE ÁGUA, DURANTE UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSAmaisAtivista da Greenpeace invade ...Ativista da Greenpeace invade jogo França-Alemanha de paraquedasA VIAGEM REVELOU-SE ATRIBULADA E ACABOU POR FERIR PELO MENOS DOIS ADEPTOSmaisA lidar com o divórcio e a mor...A lidar com o divórcio e a morte do pai, Pipoca Mais Doce afasta-se das redes sociaisA HUMORISTA E INFLUENCIADORA ESTÁ A VIVER UMA FASE DIFÍCIL DA SUA VIDA E DECIDIU FAZER UMA PAUSA NAS REDES SOCIAISmais150 quilos de bacalhau e 60 ga...150 quilos de bacalhau e 60 garrafas de azeite: o que a Seleção Nacional levou para BudapesteA COMITIVA PORTUGUESA LEVOU NA MALA MUITOS PRODUTOS PORTUGUESES PARA QUE NADA FALTASSE À SELEÇÃO NACIONALmaisCristiano Ronaldo é a partir d...Cristiano Ronaldo é a partir de hoje o melhor marcador da história dos EuropeusCRISTIANO RONALDO MARCOU DOIS GOLOS NO JOGO DE ESTREIA DE PORTUGAL NO EURO 2020maisGuimarães homenageia Neno ao d...Guimarães homenageia Neno ao dar o seu nome a equipamento desportivoO NOME DE NENO VAI FICAR ETERNIZADO NA CIDADE DE GUIMARÃESmaisVídeo português de criança com...Vídeo português de criança com Síndrome de Down elogiado lá foraUM PROJETO BRASILEIRO DESTACOU UM VÍDEO FEITO PELA SAD DO FEIRENSE A PROPÓSTIVO DO DIA DA CRIANÇAmais
Top