RFM - Só Grandes Músicas

Guia prático para pedires férias no teu trabalho

AS FÉRIAS SÃO UM DIREITO, NO ENTANTO É SEMPRE BOM TER CONSELHOS PRÁTICOS À MÃO


A nossa Joana Cruz deve fazê-lo bem porque férias é mesmo com ela!

Se não conseguires perguntar como é que a Joana faz para ter as suas variadas férias, continua a ler para chegares ao Guia Prático de como pedires férias ao teu chefe.



Estamos em pleno perído de férias de verão. Se no tempo em que éramos estudantes isso signficava três meses sem fazer nada, agora - ou seja, para quem já está no mercado de trabalho - a história é outra. Há toda uma logística a ter e este guia, da Vice, pode facilitar-te, e muito, a vida.


No que toca a férias, há quase sempre um certo pudor em pedir, especialmente para aqueles que são novos no trabalho. Pedir não custa, bem sabemos, mas há uma certa "etiqueta" a seguir e que não está escrita em manual nenhum. Até agora.



- Com quanto tempo de antecedência devo pedir uma folga ou férias?

Esta pergunta depende muito do teu local de trabalho.

Há quem aprecie receber o pedido de férias com alguma antecedência e há quem não goste de aprovar coisas, muitos meses antes.

O melhor, e para não arriscares muito, é perguntares como é a dinâmica da empresa aos teus colegas de trabalho ou, em último caso, dirigires-te pessoalmente ao teu diretor. Tudo por uma questão de organização, claro.


- Quantos dias posso tirar de uma vez?

Mais uma vez, também depende do que é ou não permitido no teu local de trabalho.

A maioria permite até duas semanas de uma vez. Alguns permitem mais, mas também depende da época em causa.

Uma regra de ouro é: nunca tires férias durante um período que já sabes que vai ser de maior trabalho e em que a tua presença pode ser essencial.

Por exemplo, antes de um grande evento que estás a planear, ou na altura do Natal, em que as empresas têm, por norma, mais trabalho.


- Devo pedir permissão ou apenas anunciar as datas que vou tirar?

Se é o teu primeiro trabalho e estás há pouco tempo na empresa, o ideal será sempre perguntar da seguinte forma: "Estava a pensar tirar estes dias. Será possível?". Desta forma, mostras alguma consideração pelo trabalho e colegas.

À medida que os anos vão passando, também ganhas um outro à vontade na empresa e isso poderá permitir-te pedir férias de uma forma mais tranquila. Por exemplo: "Quero tirar estes dias e vou pedir ao João para gerir isto enquanto estiver fora".


- E em relação aos períodos que toda a gente quer tirar férias?

Avalia bem o período em que queres tirar férias. É certo que é uma escolha, à partida, pessoal, mas terá influência no local de trabalho, caso seja necessário assegurar sempre a presença de alguém. Por isso, evita tirar todas as tuas férias em períodos que já sabes que serão muito solicitados.


Obviamente, que não tens de seguir este guia à risca, até porque cada empresa tem a sua forma de funcionamento. No entanto, podes retirar daqui alguns conselhos que com certeza serão uma mais valia neste processo.


  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top