RFM - Só Grandes Músicas

Pessoas que gostam das manhãs são mais saudáveis e produtivas

GOSTAR DE MANHÃS É UMA QUESTÃO QUE TAMBÉM PODE SER GENÉTICA


Acorda de manhã é... complicado! Para alguns, felizmente. Nem todos nascemos dotados para sermos produtivos e enérgicos de manhã, mas já diz a expressão “de manhã é que se começa o dia”. Será mesmo assim?


Esta apetência pelas manhãs vai para além de uma questão de gostos. Vários estudos mostram que há pessoas que têm um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam.



Temos sempre o café para ajudar a melhorar o humor de manhã, mas é falível. Nem sempre resulta, porque há um conjunto de genes - cronótipos - que ajudam nas manhãs e esses nem todos os temos.


Como vês, é uma questão também genética. Os cronótipos estão, segundo um estudo publicado na revista Occupational and Environmental Medicine, ligados à quantidade de sono que uma pessoa pode dormir e à sua produtividade no trabalho.

Este estudo avaliou mais de 12 mil pessoas e dividiu-as, com base em várias perguntas, por três grupos: os da manhã, da noite e os intermediários.

Os resultados mostram que as pessoas que preferem a noite são mais propensas a serem solteiras, desempregadas, têm mais problemas de saúde - também porque dormem menos - e menos capacidade de trabalho.

Por sua vez, as pessoas que acordam bem de manhã são mais saudáveis e produtivas.


Este é ainda um tema que está a ser estudado, mas os cientistas acreditam que os cronótipos são hereditários. Ou seja, nem todos podemos ter a sorte de nascer com estes genes.


  • Partilha:

Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top