RFM - Só Grandes Músicas

Esta escola portuguesa proibiu o uso de telemóveis e, anos depois, os alunos já se esqueceram dos ecrãs

DESDE 2017 QUE OS TELEMÓVEIS SÃO PROIBIDOS NESTA ESCOLA E ESTA FOI A MEHOR DECISÃO QUE PODIA TER SIDO TOMADA

Jéssica Santos


Há seis anos que a escola EB 2/3 António Alves Amorim de Santa Maria da Feira tomou uma decisão que pode ser radical para alguns, mas que deu frutos.


Desde 2017 que os alunos trocam os ecrãs, no recreio, por conversas cara a cara, brincadeiras, jogos, caminhadas entre amigos e até dão espaço a encontros amorosos - típicos da idade - na esplanada do bar da escola.


O recreio desta escola nunca foi tão animado. Quem o diz é a diretora, Mónica Almeida, à Lusa, que não tem dúvidas do sucesso desta decisão, tomada em 2017. Desde então que os alunos já nem se lembram dos ecrãs.


"Implementámos esta medida há seis anos e o principal objetivo era que os nossos alunos pudessem socializar uns com os outros sem recurso ao telemóvel porque achávamos que nestas idades, de formação do seu caráter, é muito importante a interação de uns com os outros e não por via dos ecrãs", explica Mónica Almeida à Lusa.


Na altura em que foi proposta a medida, não só os docentes votaram a favor como os encarregados de educação.



Um dia nesta escola começa assim: os alunos podem levar o telemóvel, mas logo na primeira aula entregam-no ao professor, que o deposita numa caixa específica para cada turma, guardada num armário próprio da receção do edifício. Depois, só na última aula é que o professor em funções acede novamente à caixa para devolver os telemóveis a cada criança.


Os alunos mais obedientes podem ter consigo o telemóvel, desde que não o usem. Caso o façam uma vez, serão avisados. À segunda, o aluno fica suspenso três dias, ou mais, consoante a gravidade da situação.


Sempre que os pais precisem de falar com os filhos ou entregar algum recado só têm de ligar para a escola. E sempre que os alunos quiserem ligar para os pais, também podem usar o telefone da escola, sem qualquer custo.


Esta medida quer não só ajudar os alunos a desenvolverem as suas capacidades de socialização e comunicação oral como também evitar o bullying online. E não podia estar a correr da melhor forma.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Que barulho é este, na RFM? Pa...Que barulho é este, na RFM? Palpites erradosESTÁ EM JOGO MAIS UM BARULHO PARA ADIVINHARES E GANHARES COM A RFMmaisNão vais acreditar na manobra ...Não vais acreditar na manobra que este homem fez para tirar o carro deste enorme passeioPARA MUITOS, TERIA SIDO UMA MISSÃO IMPOSSÍVEL, MAS ESTE HOMEM CONSEGUIU RETIRAR O CARRO DE UMA ESTRADA, ONDE SERIA DIFÍCIL DAR A VOLTAmaisSão estes os motivos que estão...São estes os motivos que estão a levar ao desaparecimento dos bancos reclináveis dos aviõesALÉM DOS CUSTOS MONETÁRIOS, OS PASSAGEIROS SÃO UMA DAS COMPLICAÇÕES DOS BANCOS RECLINÁVEIS NOS AVIÕESmaisO que comemos influencia o nos...O que comemos influencia o nosso humor, diz novo estudoHÁ ALIMENTOS QUE ALTERAM O TEU HUMOR E OS NÍVEIS ENERGÉTICOSmaisEm conversa com Carolina Desla...Em conversa com Carolina Deslandes, Cristina Ferreira assume: "Não ligo nenhuma ao dinheiro"A DIRETORA DE ENTRETENIMENTO E FICÇÃO DA TVI ESTEVE NO NOVO PODCAST DE CAROLINA DESLANDES, ONDE FEZ CONFISSÕES SOBRE A SUA VIDA PESSOALmaisNão deixes os óculos de sol no...Não deixes os óculos de sol no tablier do teu carro!HÁ QUEM FAÇA DO SEU CARRO UM PEQUENO ARMAZÉM DE VÁRIOS OBJETOS, MAS OS ÓCULOS DE SOL NÃO DEVEM FAZER PARTE DESSA LISTAmaisFecha empresa durante uma sema...Fecha empresa durante uma semana para levar os funcionários de férias para um resort de luxoPODIA SER JÁ CONSIDERADO O PATRÃO DO ANO. DURANTE UMA SEMANA, OS 60 FUNCIONÁRIOS TIVERAM DIREITO A UMAS FÉRIAS DE LUXOmaisForam mais de 50 anos de traba...Foram mais de 50 anos de trabalho deste motorista que terminam com esta grande homenagemDURANTE 56 ANOS, BOB SMITH SENTOU-SE AO VOLANTE DOS AUTOCARROS DE SOUTH YARDLEY, BIRMINGHAM, E AGORA PREPARA-SE PARA SE REFORMAR, MAS NÃO SEM ANTES DESTA GRANDE HOMENAGEMmais"Rabo de Peixe" conquista tudo..."Rabo de Peixe" conquista tudo e todos e é uma das séries mais vista em 11 paísesESTREOU NA SEXTA-FEIRA, 26 DE MAIO, E EM POUCO TEMPO CONQUISTOU PORTUGAL E O MUNDOmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top